Estudar não é fácil! Manter o foco então? Mais difícil ainda!

desesperado!

Já aconteceu de você estar estudando para valer, com foco total, e por algum motivo você é distraído dos estudos, com a sua notificação preferida <3 ? Voltar para aquela concentração pode ser mais difícil do que antes.

Nós precisamos estar atentos aos gatilhos que levam à distração!

Por isso fizemos uma lista com 10 dicas para você NÃO SE DISTRAIR ENQUANTO ESTUDA!

1- Não estude quando estiver cansado!

Um dos piores erros do estudante é estudar quando está cansado! Saiba que seu cérebro não funciona direito quando está cansado ou com sono, então será um esforço perdido estudar!
Melhor ir dormir, assistir alguma série e DESCANSAR!

Mas, não exagere, nosso corpo precisa de 7 a 8 horas por dia de sono, não precisa dormir muito, se não vai ter o efeito contrário!
Sabe quando você dorme demais e acorda com mais preguiça e sono que antes? Pois é! Não durma mais que o necessário!

2- Livre-se de todas as suas distrações

Saiba quais são elas, primeiramente. É o celular? É a música? É o barulho na sua casa?

Se livre de tudo isso! Pelo menos durante os seus estudos.
Ah, mas como vou me livrar do barulho em casa?
Tente ir estudar em um lugar mais calmo, como uma biblioteca, por exemplo… Ou peça para as pessoas que moram com você para respeitarem um pouquinho esse momento de estudo que você tem, e que não te interrompam, ou tentem fazer menos barulho! 

3- Técnica da aranha

Imagine a teia da aranha, se alguém tocá-la com alguma coisa que vibra, ela vai olhar, procurando a causa da vibração. Se a vibração continuar, ou parar e voltar várias vezes, vai chegar o momento em que a aranha não vai mais se importar, porque saberá que não há inseto na teia. 

E é isso que você pode fazer com a sua mente. Você vai treiná-la para ignorar os sons ambientes que te incomodam em casa, como uma porta batendo ou alguém tossindo, conversando ou mexendo nas panelas (acontece muito comigo haha). Com um pouco de treinamento, você será capaz de manter o foco no estudo e ignorar esses sons.

4- Foque para realizar de duas a cinco tarefas por dia

Não adianta querer abraçar o mundo de uma só vez. Eu sei que às vezes é desesperador ver a quantidade de matéria que ainda falta estudar, mas se você tentar estudar TUDO em um dia só não vai dar certo. 

O melhor mesmo a se fazer é dividir quais matérias são prioridades, e dentro dessas matérias quais assuntos são mais importantes para você no momento. Escolha  de duas a cinco matérias e as coloque em ordem de prioridades, e vá marcando com um X conforme você as for estudando e fazendo os exercícios.

De pouco em pouco você vai conseguindo chegar ao seu objetivo!

5- Faça intervalos durante o estudo

É COMPROVADO!

O nosso cérebro não consegue ficar focado por muito tempo em uma tarefa só. Por isso, nós precisamos de alguns minutinhos de descanso entre uma tarefa e outra para manter a produtividade! Esses minutinhos, que podem ser de 5 a 20 min vão ajudar você a recarregar as baterias e voltar com tudo! 

Nesse período, de uma caminhada, na sua casa mesmo, estique as pernas, faça um alongamento, beba uma água, escute uma música… Enfim, procure algo que te faça relaxar por alguns instantes!

Tem um texto aqui no blog super legal sobre o método Pomodoro, que pode te ajudar a cronometrar esse tempo de estudo e aumentar a sua produtividade e foco! Clica aqui para ler!

6- Mantenha seu objetivo em mente

Uma coisa que te ajuda e MUITO a continuar é o seu objetivo. Qual é ele?

Ter um ótimo desempenho no Enem?

Passar naquela Universidade com aquele curso super concorrido?

Porque você está estudando?

Manter seu objetivo em mente te ajuda a continuar! Sempre que bater aquela preguiça, tristeza ou vontade de procrastinar, se lembre onde você quer chegar. Escreva seu objetivo em um papelzinho e coloque em um local que você sempre veja. Veja o quanto já caminhou em rumo à esse sonho e continue seguindo em frente! 

7- Faça uma meditação antes de estudar

Essa é uma ótima dica, principalmente para as pessoas ansiosas.

 Acredite, eu sou uma delas!

A meditação ajuda e MUITO a limpar todos os seus pensamentos. Você provavelmente vai ter um pouco de dificuldade de se concentrar nas primeiras vezes, mas com o tempo vai ver o quanto se sentirá mais relaxado e pronto para TOMAR AS RÉDEAS DA SUA VIDA em qualquer situação.

No começo, procure no YouTube vídeos de meditação guiada, que vão te ajudar a se concentrar melhor. E se livrar principalmente daqueles pensamentos ruins e autosabotadores: 

“Não vai dar tempo de estudar tudo”

“Não sou capaz de passar com uma nota boa”

“Não sou inteligente o bastante”

ESQUEÇA ISSO! VOCÊ PODE SIM E É COMPLETAMENTE CAPAZ!

Ao limpar a sua mente e se acalmar, você tem maior foco nas atividades que se propõe a fazer!

Faça o teste durante uma semana sem parar, e me conte aqui!

8- Tenha um cantinho de estudos

Não adianta tentar enganar o seu cérebro!

Cama é lugar de dormir e sala é lugar de ver TV! Arrume um cantinho especialmente para os seus estudos! Assim você ensina o seu cérebro que toda vez que você sentar naquela cadeira será para se concentrar e estudar e não para outros objetivos!

Ah, ARRUME A SUA BAGUNÇA!

É horrível se concentrar em um ambiente todo desorganizado, por isso limpe sua mesa, ou seu cantinho de estudos e deixe tudo organizado, com o mínimo de coisas à vista. Isso vai te ajudar na concentração. 

9- Coma bem!

Quem aí não resiste à uma boa e suculenta pizza, um hambúrguer com batata frita e qualquer coisa com muita gordura e queijo?

Difícil né?

Difícil também é levantar da cadeira depois de uma refeição dessas! A gente não fica triste e cansado? Só querendo deitar e ficar beeem tranquilo

Por isso mesmo que não adianta encher a barriga com esse tipo de comida pesada e saturada antes de estudar! Uma boa alimentação é muito importante para te ajudar na concentração nos seus estudos! 

Então, faça uma refeição mais leve e deixe as comidas pesadas para quando sair com os amigos, que chega ao nosso próximo tópico:

10- Se recompense!

Chegou o final de semana e você cumpriu com todos os seus objetivos? Estudou tudo o que tinha que estudar, se concentrou e foi produtivo? Tire um tempo de descanso!

Vá sair com seus amigos e comemorar com aquela PIZZA MARAVILHOSA, vá ver uma série que você gosta, ir em uma baladinha ou simplesmente dormir mais um pouquinho do que deveria.

Equilíbrio é tudo na vida! Não adianta quebrar a cabeça estudando todos os dias e não se divertir de vez em quando! O cérebro, a sua vida social, emocional e seu psicológico também precisam disso!

Ah, e se a semana não foi tão produtiva, não se desespere! Fique grato pelo que você conseguiu fazer nesse tempo e se esforce na próxima semana para cumprir com os seus objetivos. Não se culpe! É completamente normal não estar bem e não conseguir se concentrar em certos dias!

E ai? O que você achou dessas dicas? Tem mais alguma que você queira acrescentar aqui? Deixe nos comentários!

Fonte: 

http://www.upconcurseiros.com.br/blog/10-passos-para-se-distrair-menos-durante-os-estudos/

https://esquemaria.com.br/evitar-distracao/

https://oenem.com.br/blog/como-nao-se-distrair-na-hora-de-estudar/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of