Estudar NÃO é uma das melhores atividades, mas infelizmente os boletos não se pagam sozinhos né? Precisamos estudar para conquistar todos os nossos sonhos, não é mesmo?

Além disso, ainda precisamos lidar com o nosso cérebro nos boicotando: ele nos ajuda a concentrar em um filme, jogo, ou até numa mosquinha, mas quando se trata de prestar atenção na aula ou estudar, o cérebro parece dar uma passeada, não é? haha

A solução para esse impasse pode estar na organização e elaboração de estratégias de estudo para treinarmos o nosso cérebro. Listas, mapas mentais e resumos são uma ótima maneira de te ajudar a focar nos seus estudos! Por isso, separamos cinco dicas para te ajudar a maximizar os seus ganhos na hora de fazer as suas anotações! Confira:

LEIA O TEXTO ANTES!

Não caia na bobeira de ir lendo o texto e escrevendo! Leia o texto primeiro, pode ser uma leitura rápida e circule informações ou palavras importantes. Da segunda vez, leia bem atentamente o texto e faça as suas anotações! Isso vai te ajudar a memorizar bem mais o conteúdo e entender o que está sendo passado!

USE CORES!

Isso mesmo! Separa aquele estojo com canetinhas e lápis de cor! Imagino a sua cara só de ler isso: “NÃO TENHO TEMPO PARA ISSO!”

Tá bom, vou te ajudar facilitando as coisas: Use pelo menos duas cores, nem que seja uma caneta azul e uma vermelha.

Quando nós lemos alguma coisa nós ativamos a parte racional do nosso cérebro. Porém, as cores ativam a nossa parte emocional e isso facilita a nossa leitura. Por exemplo: é muito mais chato ler um texto enorme com letras pequenas do que um texto animado e colorido, não é?

Se você tornar os seus resumos mais organizadinhos é coloridos, vai dar muito mais ânimo para revisá-los depois!

NÃO COPIE E COLE

Não adianta só copiar e colar o conteúdo, isso não vai te ajudar a memorizá-lo! Resumir não é CTRL-C CTRL-V! 

Copiando você não está aprendendo o conteúdo, vai estar apenas repetindo o que está no material original. A ideia aqui é escrever o que você entendeu do assunto, isso vai fazer com que o seu resumo se torne muito mais rico e de fácil compreensão quando você for revisá-lo!

PALAVRAS CHAVES

Uma parte muito importante da produção dos resumo são as palavras chaves. Elas são a essência do seu resumo. E LEMBRE-SE: Você deve colocar nos seus resumos SOMENTE aquilo que é importante.

Você pode usar o marca-texto para destacar algumas palavras-chave, e isso deve ser feito em uma FRASE ESPECÍFICA ou uma PALAVRA RELEVANTE que te faça lembrar de determinado assunto. 

Assim, quando você ler o seu resumo e bater o olho naquela palavra importante, vai relembrar as informações mais relevantes de uma forma mais rápida, do que se marcar TUDO com o marca-texto, por exemplo.

DEIXE ESPAÇO PARA PREENCHER COM CONTEÚDO

É normal que depois de fazer o seu resumo, ou mapa mental você queira adicionar mais informações nele. Aí que começa a bagunça: você puxa uma setinha aqui, outra ali e escreve em cima, dos lados da folha….

E já era organização!

Por isso, deixe um espaço em branco que poderá ser preenchido com novas informações de um texto complementar, de um conteúdo da monitoria ou de um módulo gravado. Seria ótimo se você tivesse tempo para refazer o resumo, mas sabemos o quanto é difícil, então se lembre sempre de deixar um espacinho!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of