Você já deve ter ouvido falar na NANOTECNOLOGIA, não é? Você sabe o que isso significa?

Essa tecnologia é um conjunto de ações e pesquisas que envolvem a manipulação da matéria a  nível molecular ou atômico.

Ela foi desenvolvida no Japão, e tem aplicação em diversas áreas, como a ELETRÔNICA, ENGENHARIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E NA MEDICINA. Quando se une a nanotecnologia com a medicina, temos o ramo da NANOMEDICINA.

Em 2016, um trio de cientistas ganhou o Nobel de Química pela criação das “menores máquinas do mundo”. O estudo foi apontado como precursor dos nanorobôs, que no futuro poderão ser injetados no corpo humano para atacar células doentes e curar doenças no organismo.

No Brasil, a expectativa é de que o campo de estudo avance com mais rapidez com o acelerador de elétrons Sirius, criado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O acelerados brasileiro vai nos permitir entender como as micropartículas interagem com as células. Se quiser conhecer mais sobre o projeto, temos um texto bem completo no blog, clica AQUI.

A nanotecnologia contra o câncer

Em tratamentos, a nanotecnologia está muito voltada para encontrar a cura para o câncer. Por serem bem pequenos, os nanomateriais são capazes de agir diretamente nas células cancerígenas. Sendo assim, possível atacar a doença sem danificar o restante do corpo do paciente, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento e aumentando a probabilidade de sobrevivência.

Em 2018, cientistas da Universidade do Arizona, em parceria com o Centro Nacional de Nanociência e Tecnologia da Academia Chinesa de Ciências, concluíram uma programação de nanorobôs! Estes são  capazes de encolher o tamanho de tumores apenas bloqueando o fluxo sanguíneo.

Os testes ainda  não foram realizados em seres humanos, mas os resultados dos procedimentos em ratos e mini-porcos foram positivos.  Não houve evidências de efeitos colaterais, como acidentes vasculares.

A pesquisa no Brasil

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), utilizou de elementos da natureza do nosso Brasil e a nanotecnologia. Usando extratos retirados do Ipê (olha que legal!) combinados com partículas de ouro e empregando a nanotecnologia como meio transporte, eles conseguiram chegar às células do tumor de forma mais precisa e com menos efeitos colaterais.

As nanocápsulas desenvolvidas pelos pesquisadores são mil vezes menores que a espessura de um fio de cabelo.

As cápsulas, quando chegam às células cancerosas, são ativadas por raios infravermelhos que rompem às cápsulas e liberam o medicamento diretamente no tumor.

E assim, as células cancerosas são mortas pelas ação das substâncias liberadas pelas cápsulas.

A principal vantagem da técnica é que ela afeta menos células saudáveis do que outros tipos de quimioterapia, o que pode diminuir os efeitos colaterais do tratamento. Imagina que essa tecnologia poderia diminuir os piores sintomas do tratamento, como a queda de cabelo e o vômito!

O experimento está em fase de testes em animais (2019), e estão sendo feitos na Unicamp. 

O princípio é parecido com o da pesquisa na Universidade do Arizona, onde com os nanorobôs, poderíamos chegar até os tumores e só então liberar os princípios ativos dos fármacos, com a expectativa de um aumento da eficácia do tratamento quimioterápico.

Apesar da nanotecnologia ainda ser uma tecnologia relativamente recente, existem grandes esperanças em torno de possíveis tratamentos e desenvolvimento de medicamentos que trarão mais saúde para nós!


Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/terapia-genetica-imunoterapicos-nanotecnologia-sao-novos-instrumentos-no-combate-ao-cancer-23425109

https://canaltech.com.br/ciencia/especial-nanotecnologia-3-o-combate-de-doencas-de-dentro-para-fora-137657/

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/06/26/usp-de-sao-carlos-cria-tratamento-contra-o-cancer-mais-eficiente-com-ipe-ouro-e-nanotecnologia.ghtml

https://canaltech.com.br/inovacao/cientistas-desenvolvem-nanorrobos-capazes-de-reduzir-tumores-e-combater-o-cancer-108474/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of