O ENEM de 2019 está cada vez mais próximo! E eu, Prof. Paulo Valim, quero dar mais uma ajuda nos seus estudos!  Eu sempre aviso que vocês devem estudar todo o conteúdo. Isso é essencial para conquista de um bom resultado, mas se você está começando a estudar agora eu preparei essa lista com OS CINCO CONTEÚDOS que não podem ficar de fora da sua revisão! 

1. Concentrações de Soluções

Quando se fala em Química no ENEM, a primeira coisa que você tem que estudar é Concentrações de soluções. Nesse assunto você deve estar pensando: vou ter que decorar todas as fórmulas básicas da físico-química para conseguir resolver as questões! Mas isso não é verdade. Para detonar com as questões deste assunto é muito importante que você saiba interpretar bem as questões! Extraindo as informações mais importantes  você pode substituir as fórmulas por uma simples regra de 3! 

2. Termoquímica

A termoquímica cobrada na prova de Química do ENEM, é o segundo assunto que você deve dominar, ela é a área da química que se estuda as trocas de calor nas reações químicas! Ela já apareceu nas provas através da Lei de Hess, Diagramas de Entalpia e questões clássicas envolvendo combustíveis e estequiometria! Para revisar as reações de combustão você pode acessar a playlist sobre o assunto! A grande dica aqui é fazer vários exercícios para praticar as equações e também treinar a interpretação dos diagramas de Entalpia! 

3. Cálculo Estequiométrico

O cálculo estequiométrico é o assunto de 25% das questões de química geral no ENEM! Para resolver os exercícios de estequiometria vou te passar quatro passos que você deve seguir: 

1º Montar e balancear a equação da reação química; 

2º Escrever a proporção em mols; 

3º Converter a proporção em mols para as unidades utilizadas no enunciado; 

4º Finalizar a resolução com a nossa querida regra de 3! 

4. Separação de Misturas

A minha dica aqui pra você detonar com a química no ENEM é para que você relembre os principais métodos de separação de misturas! E também saiba relacionar os métodos com as possíveis aplicações no seu cotidiano e na indústria (estude o processo de produção de combustíveis e bebidas alcoólicas). Em provas anteriores, o ENEM trouxe métodos pouco abordados, como a cromatografia  e a destilação por arraste. 

5. Reações Orgânicas

A química no ENEM também traz reações orgânicas. Para esse conteúdo é essencial que você domine os conhecimentos básicos da química orgânica! Se você não souber identificar as moléculas as chances de não acertar as questões são grandes! Treine muito a identificação das funções orgânicas e também a nomenclatura dos compostos orgânicos. Fazendo esses dois passos básicos você estará pronto para interpretar as reações orgânicas. 

Esses são apenas alguns tópicos que você deve revisar! Para saber mais sobre o que priorizar assista meu vídeo sobre “Como a química é cobrada no ENEM?”! Essa é a primeira aula do novo curso Intensivo KIT ENEM, que eu e os professores do Ciência em Ação produzimos do zero para vocês! O curso conta com aproximadamente 200 aulas de Química, Biologia e Física para te ajudar a revisar os principais tópicos. Aproveite o meu cupom de desconto (VALIM) e inscreva-se pelo link: http://cursos.cienciaemacao.com.br.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of