O evento Youth Ag Summit  2019 aconteceu no Brasil este ano! E nós do Ciência em Ação tivemos a incrível oportunidade de acompanhar tudo de perto desta iniciativa da Bayer! O nosso enviado, mais do que especial, foi o prof. Samuel Cunha que em parceria com a nossa tradutora Gabriela Valim, fez toda a cobertura! 

Ao final do evento o sentimento do nosso time era  de esperança! Foram cerca de dois dias acompanhando o engajamento dos jovens para revolucionar tecnologicamente a agricultura e alimentar a população de 10 bilhões de humanos que teremos em 2050 de forma sustentável!  Ver a juventude engajada com seus projetos nos fez acreditar que é possível encarar os desafios como oportunidades! 

Durante o Youth Ag Summit os 100 participantes, de 45 países, puderam aprender com grandes especialistas da área! Durante as palestras receberam informações sobre os desafios do desenvolvimento da agricultura sustentável. Os palestrantes focaram seu discurso na importância da inovação para o setor agrícola. A mensagem que ficou é que além de inovar é essencial que se converse com todos os grupos da sociedade sobre a agricultura. Isso para que as informações corretas sejam divulgadas e para que a diversidade de ideias seja maior! 

As visitas técnicas

Não pense que os delegados não tiveram momentos de prática! Tiveram!  A visita à fazenda Pamplona foi um desses momentos. Nessa propriedade puderam vivenciar como a inovação é grande aliada para o desenvolvimento da agricultura sustentável. A fazenda, localizada na cidade de Cristalina (GO), cultiva algodão, soja, milho e trigo. Há projetos de pesquisa que envolvem a busca por pesticidas e fertilizantes mais efetivos.


Agricultura digital: uso da tecnologia para economia de recursos naturais

O processo de irrigação também tem uma pegada tecnológica! Ele é mapeado digitalmente, dessa forma é possível saber que áreas de cultivo especificamente precisam de mais água ou menos água!  Assim é possível poupar recursos naturais. 

Sementes na EMBRAPA

A EMBRAPA também foi visitada por um pequeno grupo de participantes! Essa instituição tem importante papel no desenvolvimento de sementes transgênicas. As alterações genéticas são feitas com o objetivo de melhorar, por exemplo, a qualidade nutricional dos alimentos. Ou também reduzir a necessidade de utilizar suplementos agrícolas!

Os delegados também colocaram a mão na massa! Cada um dos inscritos foi selecionado à partir do projeto que estão desenvolvendo para revolucionar a agricultura e erradicar a fome! As iniciativas tinham como objetivo a redução do desperdício de alimentos ou novas técnicas de cultivo. Um exemplo é o projeto “Chepa” , do delegado brasileiro Lucas. A sua iniciativa tem como objetivo permitir que mais pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis, com menor custo (45% mais barato) por se tratar de alimentos que normalmente seriam eliminados. 

Kalinka Gonzales é outra delegada brasileira! Seu projeto envolve técnicas de biologia molecular e agricultura. Ela está estudando como modificar geneticamente bactérias para que o processo de absorção de nitrogênio pelas plantas de interesse alimentar seja otimizado. Lembre-se: o nitrogênio é essencial para a produção de proteínas, e estas são nutrientes indispensáveis para nós! 

Cem delegados, cem projetos!

Cada um dos delegados teve a oportunidade de desenvolver seus projetos com a ajuda de mentores  e a experiência e bagagem dos demais delegados! 

De todos esses participantes algumas ideias se destacaram  e foram premiadas! Doze semifinalistas foram escolhidos. Um deles é um brasileiro, o Maycon Santos! Ele foi premiado pela Nuffield e participará da Nuffield Conference 2020 na Austrália. Kelcie, participante do Canadá foi premiada com a participação no Future of Farming Dialogue 2020 na Alemanha. Aline, delegada da França, será embaixadora do YAS 2019 no evento que acontecerá daqui dois anos na China! 

Três premiados receberam uma bolsa no valor de 5 mil euros para continuar desenvolvendo seus projetos iniciados no YAS 2019.  Saadman de Bangladesh, Thelma do México e Grace da Austrália continuarão a tirar suas ideias do papel! 

A gente do Ciência em Ação ficou muito feliz em participar da cobertura desse evento. Saber que  existentes empresas, como a Bayer, comprometidas com a bandeira do desenvolvimento sustentável nos faz acreditar em um futuro melhor!! O nosso desejo é que para cada vez mais iniciativas como essas surjam e que a gente conquiste um futuro melhor ao plantar as sementes da inovação! 

Para saber mais acesse:
https://www.youthagsummit.com/home/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of