Quais são as características que os seres vivos têm? O que nos permite identificar um ser vivo? Você já se fez essas perguntas? 

Ao observar um gato selvagem, por exemplo, não temos dificuldade de afirmar que ele é um ser vivo. Mas e um ser que não se move? Como podemos determinar se ele é vivo ou não? Devemos procurar por determinadas características e  ao longo deste texto vou te apresentar elas.

1. A Composição Química 

Os seres vivos terão em sua composição moléculas orgânicas e inorgânicas. Os elementos químicos que são encontrados em maior quantidade são: carbono, hidrogênio, oxigênio  e nitrogênio. Em menores quantidades também podem ser encontrados fósforo e enxofre.

2. A presença de Células 

Os seres vivos irão apresentar na sua organização estrutura celular (com exceção dos vírus). Em praticamente todas as formas de vida será possível observar a existência da membrana plasmática que envolve o citoplasma, o conjunto de organelas  e o material genético. As células podem ser classificadas em procariontes ou eucariontes. As células procariontes não apresentam o material genético envolvido pela carioteca, enquanto que as eucariontes apresentam. 

3. O Material Genético 

O material genético é o que permite a transmissão de informações de uma geração para a outra. E está presente em  todos os seres vivos, inclusive nos vírus. Além da hereditariedade comanda as atividades que são realizadas pelas células dos seres vivos. Existem dois tipos de ácidos nucleicos que compõem o material genético: o DNA e o RNA.

4. Metabolismo 

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que os seres vivos realizam para que possam se manter vivos, com exceção dos vírus. Estes organismos não apresentam metabolismo próprio, por isso infectam células para poder se reproduzir.  

As reações químicas podem ser realizadas para produzir novas moléculas, são as reações catabólicas. Ou então para quebrar moléculas, são as reações anabólicas.

5. Nutrição 

Todo ser vivo para sobreviver e poder se reproduzir precisa de energia,  e esta energia será extraída dos nutrientes/alimentos. Há organismos que são capazes de produzir seu próprio alimento e são classificados como autotróficos. Como exemplos podemos citar as plantas, capazes de produzir glicose a partir da fotossíntese. E há também os organismos heterotróficos, que não produzem seu próprio alimento. Como exemplos podemos citar os fungos que atuam como decompositores de matéria orgânica e os humanos que são onívoros. 

6. Reprodução 

Os seres vivos são capazes de gerar descendentes, e isso ocorre por meio de processos reprodutivos. A reprodução pode ser classificada em assexuada ou sexuada. Nos processos assexuados não há a participação de gametas. Nos processos sexuados há participação dos gametas femininos (óvulos) e gametas masculinos (espermatozóides).

7. A Capacidade de Evoluir 

Os seres vivos estão sujeitos ao processo evolutivo. O material genético pode sofrer mutações que resultem no aparecimento de novas características que sejam ou não vantajosas para a sobrevivência. E as mutações podem ser transmitidas para os descendentes através dos processos reprodutivos. 

8. A capacidade de reagir a estímulos 

Todo ser vivo é capaz de reagir a estímulos do meio em que se encontram. As  partes verdes das plantas, por exemplo, crescem em direção à luz solar. Os animais, quando se sentem ameaçados, são capazes de fugir. As bactérias são capazes de se movimentar em direção a uma determinada substância química. 

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.


Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.

Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *