A calvície é uma condição que afeta principalmente os homens, e muitos se preocupam com a queda dos cabelos e buscam os tratamentos do futuro que podem ajudar. 

Quantas mulheres calvas você já viu? Quantos homens calvos você já viu? É bem provável que para a primeira pergunta a sua resposta seja nenhuma, e para a segunda você deve ter se perdido nas contas, certo? A calvície se expressa de forma diferente nas mulheres e homens, por isso praticamente não vemos mulheres calvas andando por aí. 

Calvície: a genética

O gene que determina a calvície está nos cromossomos autossômicos, mas sua expressão está relacionada ao sexo biológico do indivíduo. Nos homens o gene comporta-se como dominante (se expressa apenas com uma cópia) e que nas mulheres comporta-se como recessivo (se expressa apenas com duas cópias). Pesquisa indicam que essa diferença na expressão está associada à presença de maior quantidade de testosterona nos homens. O hormônio sexual masculino permite ao gene se expressar melhor. Ainda há muito a ser desvendado sobre os aspectos biológicos dessa condição. 

Observe na tabela os genótipos e fenótipos da calvície em homens e mulheres:

Genótipos e Fenótipos da Calvície

Veja a diferença entre Genótipo e Fenótipo na aula do prof. Samuel: 

Calvície: os tratamentos do futuro 

Pessoas que tem queda de cabelo, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, devem buscar a orientação de um dermatologistas. Podem ser usados medicamentos que estimulem o crescimento de cabelo ou então realizar o transplante capilar. Estes não são tratamentos do futuro, são possibilidades já disponíveis há alguns anos.

E quais são os tratamentos do futuro para a calvície? São três novas possibilidades: o laser de baixa potência, o microagulhamento com drug delivery e a microinfusão de ativos. 

O primeiro tratamento do futuro para a calvície é o laser de baixa potência.  O fio de cabelo apresenta na extremidade que está no couro cabeludo o bulbo capilar. Esta estrutura é responsável pela multiplicação das células capilares. 

O laser de baixa potência ao ser aplicado pode ter alguns efeitos positivos. Estimula a formação de novas células capilares. E também dilata os vasos que levam os nutrientes e oxigênio para o cabelo, o que contribuiu para que os fios fiquem mais fortes. 

O segundo tratamento do futuro para a calvície é o microagulhamento com “drug delivery”. Essa técnica já é muito utilizada em tratamentos para a pele do rosto. O microagulhamento consiste em um conjunto de pequenas agulhas que perfuram o couro cabeludo para que medicamentos sejam aplicados (drug delivery). Apesar de a ideia de várias agulhas perfurando seu couro cabeludo causar desconforto, a técnica é muito eficiente. Permite que medicamentos sejam entregues diretamente ao alvo e com isso os resultados obtidos podem ser melhores.

O terceiro tratamento do futuro para a calvície é a microinfusão de ativos. Essa técnica é parecida com a segunda alternativa. A diferença é que os ativos (medicamentos) são aplicados nas áreas do couro cabeludo em que a queda do cabelo é mais acentuada. Esta é uma alternativa interessante para mulheres calvas. Quando a calvície aparece nas mulheres a perda de cabelo não acontece em todo o couro cabeludo, mas apenas em regiões específicas. 

Essas são novas alternativas que trazem bons resultado. Mas quem sabe num futuro não muito distante a manipulação de genes também seja uma possibilidade! Veja mais sobre esta técnica clicando aqui

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of