Sabia que o Cerrado é muito importante para toda a biodiversidade no Brasil?

Você já ouviu falar do Lobo-Guará, o Tamanduá-Bandeira e a Onça-Pintada?

Sabe onde essas lindas espécies moram? Sim! No Cerrado <3

O nosso Cerrado é um berço de biodiversidade ecológica e nós mal sabemos da sua importância! Você sabia que esse é o Bioma mais antigo do Brasil e sofre com a possível extinção?

Confira!

Vegetação do Cerrado no entorno do Morro Cabeludo, no Parque Estadual dos Pireneus, em Goiás, Brasil.

Fonte: Angeladepaula – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=32827804

O Cerrado

De acordo com o Ministério do Meio ambiente, o Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. 

A sua área abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. 

Mapa da área do Cerrado conforme delineado pela World Wide Fund for Nature.

Por Pfly – NASA, plus my additions by myself., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1575987

Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Esse bioma tem uma biodiversidade extensa de espécies endêmicas e sofre uma exponencial perda de território. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.

Existe cerca de 199 espécies de mamíferos que são conhecidas, a avifauna compreende cerca de 837 espécies. Os números de peixes (1200 espécies), répteis (180 espécies) e anfíbios (150 espécies) são elevados. Os valores são bastante altos também para anfíbios e répteis: 28% e 17%. Além disso, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

Tamanduá, animal que vive no Cerrado.

Você sabia disso?

Dessa biodiversidade IMENSA do Cerrado? 

Isso faz com que a gente olhe com outros olhos para esse bioma, não é mesmo?

Importância social

Muitas populações como indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e outras comunidades quilombolas sobrevivem de seus recursos naturais, e detêm um conhecimento tradicional da biodiversidade desse Bioma.

Mais de 220 espécies têm uso medicinal e outras 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. 

Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, é se você for de Goiás ou Minas Gerais, deve conhecer! 

O Pequi (Caryocar brasiliense), Buriti (Mauritia flexuosa), Mangaba (Hancornia speciosa), Cagaita (Eugenia dysenterica), Bacupari (Salacia crassifolia), Cajuzinho do cerrado (Anacardium humile), Araticum (Annona crassifolia) e as sementes do Barú (Dipteryx alata), ENTRE OUTROS <3

PROTEJA O CERRADO!

Inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção!

20% das espécies nativas e pelo menos 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. 

Os nossos olhos estão todos nas queimadas na Mata Atlântica (inclusive, tem post no blog, só clicar AQUI), porém, o Cerrado é um dos biomas brasileiros que mais sofreu alterações com a ocupação humana e já perdeu quase metade de seu território.

Com a abertura de novas áreas, para incrementar a produção de carne e grãos para exportação, está resultando no esgotamento dos recursos naturais da região.

Não só com a agropecuária, mas a madeira desse bioma está sendo explorada predatoriamente para produção de carvão.

E apesar de toda sua importância biológica, o Cerrado é o bioma que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção. Apresenta 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação, e apenas, 2,85% são unidades de conservação de proteção integral e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável.

Veja esse vídeo da WWF Brasil sobre as belezas desse Bioma antigo!

https://www.youtube.com/watch?v=q0_XODQ0GGg#action=share

Fonte:

https://revistapesquisa.fapesp.br/2014/05/15/origem-cerrado/

https://www.mma.gov.br/biomas/cerrado

https://www.todamateria.com.br/cerrado/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of