Muitas vezes, temos a necessidade de efetuar o cálculo da massa molar ou molecular, quando uma determinada questão não nos fornece essa informação como calcular?

Se você pretende fazer algum vestibular, fique aqui pois vou lhe dar dicas preciosas sobre esse tema, indo diretamente ao que estou propondo nesse artigo.

COM OU SEM A TABELA PERIÓDICA?

Para efetuar o cálculo da massa molar e/ou molecular, é indispensável a seguinte informação: as massa atômicas.

Essa informação pode ser obtida através da análise da tabela periódica.

Antes que você me pergunte: se você vai fazer o ENEM, ou algum vestibular que a tabela periódica não é fornecida, fique tranquilo(a), pois no enunciado da questão, a massa atômica será fornecida. 

Não se preocupe em decorar essa informação, tá?

Vale ressaltar que, muitas vezes, a massa molar ou molecular de uma substância já é fornecida na questão. Isso ocorre principalmente quando são questões extensas. Nesses casos, não temos a necessidade de aplicar os conhecimentos deste artigo.

Mas vamos continuar no nosso foco, que é aprender como fazer esse cálculo.

Pois bem, na tabela periódica, e aqui eu utilizo como exemplo a tabela periódica do vestibular da UERJ, temos logo abaixo do símbolo do elemento químico, a massa atômica de cada elemento.

Separei alguns elementos do segundo período da tabela periódica, para lhe mostrar isso, observe:

COMO CALCULAR A MASSA MOLAR E  MOLECULAR

Perceba que o carbono, possui como massa atômica o valor 12, enquanto o nitrogênio possui como massa atômica o valor 14.

Normalmente, as tabelas periódicas possuem uma legenda indicando o que cada valor significa. Observa o que a UERJ nos apresenta:

COMO CALCULAR A MASSA MOLAR E  MOLECULAR

Dessa forma, recomendo que você consulte (caso seja fornecido) a tabela periódica do vestibular que você pretende participar, visando verificar se tem uma legenda como essa, ou não.

QUAL A MASSA MOLAR E MOLECULAR DA ÁGUA?

Prometi que esse artigo seria bem prático, e direto ao ponto. Vou cumprir essa promessa.

Como calcular a massa molar e molecular da água?

A primeira coisa, é ver a fórmula molecular, que no caso vem ser H2O.

Analisando a tabela periódica, podemos perceber que o hidrogênio tem massa atômica aproximada igual a 1, enquanto o oxigênio, tem massa atômica aproximada igual a 16.

Como a fórmula molecular nos informa que há 2 hidrogênios e 1 oxigênio, o cálculo seria assim:

1 + 1 + 16 = ?

Resposta: 18

Para a resposta ser a massa molar, basta eu colocar no final a unidade “g/mol”l, e se eu quiser colocar como resposta a massa molecular, basta eu colocar a unidade “u” no final. 

Olha como vai ficar:

Massa molar = 18 g/mol

Massa molecular = 18 u

MASSA MOLAR E MOLECULAR DO H2SO4

Vamos calcular a massa molar e molecular do H2SO4?

Já sabemos a massa do hidrogênio e oxigênio. Analisando a tabela periódica, o enxofre apresenta massa atômica igual a 32.

Sabendo que a fórmula molecular nos diz que temos 2 hidrogênios, 1 enxofre e 4 oxigênios, podemos fazer o seguinte cálculo:

1 + 1 + 32 + 16 + 16 + 16 + 16 = ?

Ou então:

(2 x 1) + (1 x 32) + (4 x 16) = ?

Independente da maneira como você achar melhor de se efetuar o cálculo, o resultado final deverá ser igual a 98, tudo bem?

Então, teremos:

Massa molar = 98 g/mol

Massa molecular = 98 u 

MAIS EXERCÍCIOS SOBRE MASSA MOLAR E MASSA MOLECULAR

E aí, o que você achou desse assunto? Achou fácil ou difícil? Particularmente os alunos acham bem tranquilo fazer esse tipo de cálculo.

Existem algumas situações em que muito alunos acabam se enrolando nesse cálculo, principalmente quando a fórmula molecular apresenta parênteses, como por exemplo, o sulfato de alumínio, que apresenta fórmula molecular igual a Al2(SO4)3.

Você saberia fazer o cálculo da massa molar e molecular nesse caso?

O grande problema nesse caso vem ser os parênteses. Uma das formas de se resolver, seria calcular o que está dentro dos parênteses, que no exemplo que escolhi, vem ser 1 enxofre e 4 oxigênios, e depois de efetuado o cálculo, multiplicar por 3, que é o índice que acompanha o parênteses.

Sacou?

Se você quiser fazer na sua casa, consulte a tabela periódica antes. Você deverá chegar no valor da massa molar igual a 342 g/mol, e massa molecular igual a 342 u.

Conseguiu?

Se você quiser ver mais exemplos e fazer mais exercícios sobre o tema, não deixe de assistir a minha aula que está mega detalhada, e vai fazer com que você detone no ENEM e Vestibulares. 

Encontre mais aulas acessando meu canal no YouTube.

Leia nosso texto sobre “Balanceamento de Equações por Oxirredução” clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of