Faaala gás nobre! 

Você sabia que 85% das falhas nas provas acontecem pela falta de inteligência emocional?  Essa falta desperta a ansiedade e o cansaço. Apenas 15% das falhas são por falta de conhecimento do conteúdo! 

Nós sabemos o quanto é difícil lidar com a ansiedade, principalmente quando ela surge em momentos tão importantes, como antes das provas. 

calma!

Mas, com algumas dicas você pode superar esse mal e ainda se dar bem no ENEM e em outros vestibulares! 

Então, nada de arrancar os cabelos, respira fundo, conte moléculas, relaaaaxe, e confira nossas dicas!

Relaxe

Ok! Sabemos o quanto é difícil te pedir para relaxar nesse momento quase ENEM, mas, saiba que a ansiedade nessas horas é algo normal! Então não se desespere! 

Se você se sentir que está perdendo o foco e que está meio perdido em pensamentos, dê um tempo para si mesmo. 

Descanse, gás nobre! 

Durma, escute uma música, faça um exercício físico, coma algo gostoso, encontre seus amigos e saia um pouco da rotina. Se permita um tempo sem julgamentos!

Tente manter sempre a positividade e acredite no seu potencial. Você é capaz de lidar com essas matérias!

Você vai perceber que voltará com mais gás ainda para seus estudos! 

Tudo é questão de equilíbrio!

Não se cobre tanto!

Se concentre naqueles assuntos que caem mais nas provas, não adianta tentar estudar toda a matéria acumulada.

Lembre-se: sempre vão cair nas questões assuntos que você não domina tanto, e mesmo naqueles assuntos que você domina melhor você pode errar, isso faz parte do processo! 

Então na hora de estudar foque naquilo que você tem dificuldade, nada de se comparar tanto aos outros, pois cada um possui pontos fortes e fracos e seu próprio ritmo de aprendizagem. 

Mas, acima de tudo, acredite no seu potencial! 

Se planeje com antecedência 

Durma cedo no dia anterior e deixe tudo organizado. Planeje: o que você vai estudar no dia, as matérias, as horas, os intervalos… Escreva tudo em uma agenda, enfim, programe seu dia com antecedência para que se sinta sob o controle de toda a situação, afinal, você realmente está!

Cerque-se de pessoas que você ama

Confie no seu desempenho e naquilo que você conseguiu estudar, agora é hora de se juntar com as pessoas que você gosta e se sente bem.

Passe um tempo com a sua família e amigos, convide eles para assistir a um filme em casa, sair para se distrair e tente conversar sobre outros assuntos que não seja a prova. 

Por mais difícil que esse exercício possa ser, deixe de lado por pelo menos alguns momentos.

Ah, sabe aquele amiguinho que sempre é muito ansioso e negativo e acaba por te deixar nervoso também? De um tempinho longe dele, pelo menos nessa fase final, e tente se cercar apenas de pessoas que te apoiem e que acreditam em você! 
Faz uma diferença enorme, acredite! 

Desenvolva estratégias

Você, melhor do que ninguém, conhece as suas limitações e os gatilhos que te levam a ficar ansioso. TENTE EVITÁ-LOS!

Por exemplo, se a ansiedade te atacar quando você achar que não tem tempo para estudar, foque naquilo que mais for importante para você, ou no que você tiver mais dificuldade. E se você ainda continuar ansioso, tente dar um tempinho e volte a estudar quando estiver melhor!

Afinal, estudar quando não consegue prestar atenção é perda de tempo.

Uma estratégia legal é a meditação, respirar fundo, sentir todos os músculos do seu corpo e curtir aquele momento. 

Focar no presente! 

O mal do ansioso é sempre estar preocupado com o futuro, então foque em você, naquele momento apenas, por alguns minutos. Relaxe mesmo!

Se mesmo com todas as dicas, você se sentir mal, tiver sintomas físicos como insônia, palpitações, falta de ar, suor frio… Procure um profissional.

A terapia pode te ajudar a superar esse estresse causado pela ansiedade, e às vezes o problema pode ser tratado com a ajuda de medicamentos.

Lembre-se, a ansiedade não define quem você é, você é forte e vai superar essa barra! 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of