Gás Nobre, nesse artigo vou compartilhar com você o que é o Conselho Federal de Química (CFQ), algo que considero de extrema importância que você conheça 😀

Bora reagir?

O que é o Conselho Federal de Química?

O CFQ é uma autarquia federal, que regulamenta (junto com os Conselhos Regionais de Química – CRQ) diversas profissões, como por exemplo: Químico, Bioquímico, Químico Industrial, Engenheiro Químico, Engenheiro de Biotecnologia e Técnicos em Química.

Se por acaso você não sabe o que é uma autarquia, vou fazer um breve resumo. 

Autarquia é uma espécie de órgão governamental, sem ser do Governo. Eu sei que ficou meio esquisito isso, então vou dar alguns exemplos, pois acho que vai ficar melhor para você compreender.

Em uma autarquia a administração é indireta, enquanto em um órgão do governo, a administração é direta, ou seja, existe algum ente federativo que acaba sendo o responsável, e esse ente federativo pode ser a União, o Estado ou Município.

Pelo fato da administração ser indireta, podemos verificar que existe uma própria jurisdição, liberdade na sua administração, sistema de patrimônios e arrecadação próprio. Outros exemplos de autarquia, vem ser o INSS e a ANVISA. 

Você já escutou falar deles?

Para que serve o Conselho Federal de Química?

O CFQ (junto com os CRQ’s) possui como finalidade fazer com que seja assegurado o correto exercício das atividades profissionais que descrevi anteriormente, visando beneficiar a sociedade através das atividades que envolvam Ciência e Tecnologia. Basicamente, temos que as suas ações visam garantir ao país um desenvolvimento sustentável, garantir que a sociedade receba produtos e serviços de qualidade, e fazer com que os profissionais possam ter um amparo em suas atividades.

Você já parou pra pensar no “problemão” que seria, se pessoas sem formação e conhecimentos técnicos, começassem a produzir diversos tipos de produtos para a sociedade? Vou dar um exemplo: já imaginou se as pessoas pudessem produzir em casa álcool 70 % para combater o Covid-19? Você confiaria em comprar e utilizar um produto assim? 

Creio que não! Pois é justamente esse, um dos trabalhos do CFQ, junto com os CRQ’s, o de fiscalizar como está sendo a produção desse tipo de produto.

Talvez você não saiba, mas antes de 1956, os profissionais da classe não eram reconhecidos no país. Eles simplesmente recebiam o registro junto ao Ministério do Trabalho, como profissionais sem formação.

Depois da criação desse Conselho, tivemos a profissão do Químico reconhecida, regulamentada e protegida.

Gás Nobre, essa entidade é fundamental para o nosso país. Que tal dar uma passadinha no site deles, e conhecer mais?

Acesse: http://cfq.org.br/

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of