Faltam apenas alguns dias para o Enem, e o mais difícil agora é controlar o coraçãozinho, a ansiedade, o nervosismo… Enfim, controle emocional nesse momento é MUITO importante, mas nós sabemos que é difícil.

Por isso nós temos algumas dicas para que você vença todas essas dificuldades e esteja muito focado na prova, e tenha um ÓTIMO resultado!

Se organize com a ajuda de um cronograma

VOCÊ NUNCA VAI CONSEGUIR ESTUDAR TODA A MATÉRIA! Coloca isso na sua cabeça primeiro! As matérias nunca acabam e é COMPLETAMENTE normal não conseguir estudar toda a matéria para o Enem nesse momento do ano! Então, já pode ir tirando esse peso das costas!

O melhor a fazer agora é focar em certas matérias e assuntos que são mais importantes e revisá-los. Para isso, pegue algumas folhas e escreva tudo o que você acha importante de revisar, principalmente aquelas matérias que mais caem no ENEM. RELAXA, a lista vai ficar grande mesmo! 

Depois para cada item, você vai fazer 5 questões de cada tópico, e a partir dos acertos que você tiver, você vai saber quais são os tópicos que você precisa focar mais!

Isso vai te ajudar na organização,  e a ter um controle maior do seu tempo e não procrastinar!

E para focar naquilo que mais cai no Enem, nós temos a nossa Revisão Pré-Enem que já está rolando! Só clicar aqui para revisar TODO conteúdo de Ciências da Natureza com a gente!

Não tenha preguiça!

Mas, como assim? Eu nem estou com preguiça, só estou desmotivado(a)…

Quando temos um objetivo, principalmente a longo prazo, é muito complicado conseguir encontrar a inspiração. Nada é fácil e exige muita dedicação da nossa parte. Por isso, não tenha preguiça, não espere a inspiração para estudar vir, VAI LÁ E ESTUDA! 

O cronograma que você fez no primeiro tópico vai te ajudar a se organizar, e a dedicação vai te ajudar a não procrastinar! Pensa, falta tão pouco, não é mesmo?

A ação precede a inspiração! Ou seja, primeiro você age! Depois a inspiração surge em você! 

Como manter a concentração na hora da prova?

O melhor a se fazer agora é treinar. Aproveite que ainda temos alguns dias antes da prova e treine a sua mente. Como?

FAZENDO BASTANTE EXERCÍCIOS, afinal, na prova são 90 questões, e é normal uma hora ou outra acabar perdendo o foco… Por isso, treine resolvendo bastante exercícios nessas semanas. 

MEDITE! Use 10 minutinhos do seu dia para meditar. Não tenha medo! Mesmo que você pense: AAAh, nem sei meditar, como faz isso?

Encontre um lugar calmo,  onde você não será interrompido, sente-se de forma confortável e foque no momento presente, na sua respiração… Existem diversos vídeos de meditação guiada no YouTube. Eles podem te ajudar a se concentrar melhor, e a diminuir a ansiedade.

Existem diversos estudos que comprovam a eficácia da meditação na concentração e na diminuição da ansiedade, e acredite, realmente ajuda muito!

Ansiedade 

O PRIMEIRO PASSO PARA LIDAR COM A ANSIEDADE É ADMITIR QUE ELA EXISTE! Com isso, você vai começar a reconhecer quais são os gatilhos que te fazem ficar ansioso, e tentar evitá-los.

Assim como o foco, controlar a ansiedade é um exercício constante.

Quando vierem aqueles pensamentos que você sabe que irão te deixar ansioso, como:

“Você não estudou o suficiente!”

“Vai dar branco na hora da prova!”

“Ainda tem muito conteúdo para estudar!”

Tente mandá-los pra bem longe e busque pensar em outras coisas. Eu sei que para muitas pessoas, esse exercício é muito difícil por causa da pressão da sociedade, da família, de si mesmo e dos amigos… Mas, acredite em você! Visualize você se dando bem na prova, ficando bem concentrado e acertando às questões. Busque pensamentos positivos!

Agora nessa reta final, é ter confiança em si mesmo e buscar sempre acreditar que você pode e vai realizar seus sonhos.

Uma nota não define quem você é!

Temos duas lives no youtube sobre inteligência emocional com a Coach Sabrina, que pode te ajudar, E MUITO, nessa reta final! Confira!

E se você ainda precisa fazer alguma revisão das matérias, confira a nossa SUPER Revisão Pré-Enem totalmente gratuita! Só clicar AQUI para participar!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of