Fala Gás Nobre! Você sabia que hoje comemoramos o dia mundial do meio ambiente?

Essa data é comemorada todos os anos e sempre com um tema e um país sede diferente, e esse ano foi escolhido a “Poluição do ar” e com sede na China.

Para comemorar esse data, vou apresentar para vocês 5 curiosidades sobre o dia mundial do meio ambiente! Bora lá:

1- Mortes devido à poluição do ar

Aproximadamente 8,8 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico.

Entre 40% e 80% destas mortes, são causadas por ataques cardíacos, AVCs e outros tipos de doenças cardiovasculares, segundo a pesquisa, publicada na revista European Heart Journal.
Olha que bizarro: Isto significa que a poluição atmosférica provoca anualmente mais mortes que o tabaco, que mata 7,2 milhões pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.

2- 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo

Esse é um problema que custa US$ 5 trilhões por ano à economia global, A poluição atmosférica é ocasionada principalmente por gases contaminantes emitidos pelo sistema de transporte e por processos industriais. Não se trata de um problema novo, mas é uma situação que tem colocado a saúde de milhares de pessoas em risco.


3- 1/3 do gás carbônico liberado pela queima de combustíveis fósseis no mundo é absorvido pelas florestas.

1 árvore consegue retirar mais de uma tonelada de gás carbônico da atmosfera durante seu tempo de vida. De acordo com um estudo realizado pelo instituto Totum e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, estima que cada árvore da Mata Atlântica absorve 163,14 kg de gás carbônico (CO2) equivalente ao longo de seus primeiros 20 anos.

4- Desafio da semana do meio ambiente

Na Semana do Meio Ambiente, a ONU convida todos a postarem nas redes sociais uma foto com a boca e o nariz cobertos por uma máscara, em referência à poluição do ar. E ai? Já postou a sua?

Olha que máximo o vídeo da campanha:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=11&v=t6-Wzx8VIYs

5- Programação da semana do meio ambiente no Brasil

Para comemorar a semana do meio ambiente que começou domingo (02/06), várias ações estão acontecendo em todo o país. Confira!

  • Lançamento da campanha:
    Respire Vida no Brasil, com o objetivo de mobilizar as cidades e indivíduos para proteger a nossa saúde e a saúde do planeta dos efeitos nocivos provocados pela contaminação do ar, juntamente com a publicação: “16 medidas pela qualidade do ar nas cidades: um chamado pela saúde e pelo meio ambiente”, em São Paulo, dia 05 de junho.
  • #PedalAmbiental: Junto com a União de Ciclistas do Brasil (UCB), a ONU Meio Ambiente está chamando grupos de bikers – profissionais, amadores e ciclistas de final de semana – a organizarem pedaladas em prol de um ar mais puro durante todos os dias da Semana do Meio Ambiente. Para conferir as instruções clique aqui!
  • Deixe o carro em casa:
    A ação “Deixe o carro em casa = Deixe a poluição em casa” com a NTU nos ônibus do transporte público em diversas cidades brasileiras acontece durante todo o mês de junho.
  • Palestra na Semana do Meio Ambiente do Banco do Brasil, em Brasília, dia 05 de junho.
  • Aquele Abraço : ação de clean up em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, promovida pela ONG Route Brasil em 10 pontos nos 18km de extensão da praia da Barra da Tijuca, com participação dos Defensores #MaresLimpos Família Schurmann, Mateus Solano e Fe Cortez. A #MaresLimpos terá uma tenda no Ponto 1 da ação, em parceria com a Volvo Penta. Na ocasião, anunciaremos a assinatura do MOU com a Família Schurmann e o apoio ONU Meio Ambiente à expedição “Voz dos Oceanos”. Dia 08 de junho!
  • Vídeos
    Foz do Iguaçú, será feito: Lançamento de dois vídeos: “O que tira o seu ar” e “Não é porque você não vê que o problema não existe”; plantio de 300 mudas com os Escoteiros do Brasil; Meia Maratona das Cataratas e produção de 3.000 mudas de árvores com os atletas da meia maratona, dia 05 de junho!

Independente de qualquer coisa, o dia do meio ambiente é uma ótima oportunidade para pensarmos com carinho no nosso planeta, e como qualquer ação negativa ou positiva pode impactar todo o ecossistema, toda a vida nesse pálido ponto azul.


Fontes:

https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/cada-arvore-da-mata-atlantica-chega-a-retirar-163-kg-de-co2-da-atmosfera/

https://www.gazetadopovo.com.br/haus/sustentabilidade/qualidade-ar-quase-toda-populacao-mundial-nao-respira-ar-limpo/

https://nacoesunidas.org/onu-meio-ambiente-promove-acoes-de-combate-a-poluicao-do-ar-em-todo-o-brasil/

http://envolverde.cartacapital.com.br/poluicao-do-ar-e-tema-do-dia-mundial-do-meio-ambiente-que-tera-china-como-pais-sede/



Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of