Se você já cogitou pagar um cursinho online para se preparar para o ENEM, mas tem medo de não ter o perfil certo para isso, esse artigo vai te ajudar!

Estudar online é realmente para mim?

APOSTO, que você já se pegou pensando nisso, e já deve ter ouvido seus amigos falando sobre todas as vantagens que o cursinho online tem sobre o curso presencial. 

Mas aí surge a dúvida na sua cabeça: 

  • Como que eu posso saber se vou me dar bem no Enem estudando em casa?

NO Distrações na sala de aula

Se você é daquele tipo de aluno que se distrai fácil, não pode ver uma mosca voando que já começa a viajar na maionese rs, no curso online fica mais fácil de focar! 

Tudo bem, eu sei que você vai ter acesso a uma imensidão de conteúdos na internet que podem te fazer perder o foco, mas cá entre nós, você já faz isso no seu cursinho presencial ou na escola com um celular, não é?

Você vai precisar ser disciplinado assim como em um curso presencial, deixar o celular de lado – ESQUEÇA AS REDES SOCIAIS- e tenha na sua mente que somente você pode e vai cobrar de si mesmo, então é preciso muita responsabilidade para focar nos seus estudos.

Um ponto positivo é que no curso online, você tem a facilidade em focar diretamente no professor, sem conversinhas do lado, alunos badernando, ou qualquer outro tipo de intromissão nas aulas. Somente você, o professor e o conteúdo puro e simplificado.

Principalmente agora nessa reta final de preparação para o Enem, e você precisa focar mais que TUDO! Seria uma ótima ideia para fazer uma revisão se preparando para esse grande dia!

Rotina

Não é porque no curso online você pode estudar a hora que quiser, que você não precise desenvolver uma rotina de estudos, assim como o curso presencial. A diferença básica é que você tem muito mais controle daquilo que deseja ou não estudar, na hora que quiser e puder estudar. 

Por isso, crie uma rotina de estudos como: “Vou estudar de 8:00 ao meio dia, vou parar para almoçar, volto ás 13:00 até…”. 

Lembre-se de se dar um tempo para descanso, para que seu cérebro assimile todo o conteúdo que você estudou.

Muitas pessoas não saem tão bem na prova do Enem porque estão esgotadas de tanto estudar! Chega no dia da prova super cansado e não consegue mais focar naquilo que é necessário e aí surge o famoso BRANCO!

A rotina requer esforço e dedicação, e que você seja sincero com si mesmo e com os horários, para que não ultrapasse o tempo de estudos e/ou procrastine demais.

– Disciplina e Responsabilidade

Por estar no controle de tudo, você precisa ser disciplinado com suas matérias e seus horários. Se você está começando do ZERO agora, foque naquilo que você mais tem conhecimento, revise tudo e depois parta para aquilo que mais tem dificuldade.

SE VOCÊ TEM DIFICULDADES EM ESCOLHER E ORDENAR OS CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS O CIÊNCIA EM AÇÃO PODE TE AJUDAR!

Criamos um curso perfeito tanto para aqueles que estão começando agora quanto para aqueles que já estão estudando desde o começo do ano: O KIT ENEM! Tem desde as matérias mais básicas até as mais complexas!

Se já criou a sua rotina de estudos, tente sempre segui-la, para que não vire uma bola de neve de conteúdos acumulados, e você acabe se perdendo e ficando ainda mais desanimado. 

Assim como no curso convencional, o online também exige que você seja organizado para estudar todas aquelas leituras e matérias que são obrigatórias, e ser ativo no curso, fazer perguntas, tirar suas dúvidas… Não é porque o curso é na internet que você vai ficar anônimo, é preciso participar!

Lembre-se: Só você vai cobrar de si mesmo aquilo que precisa fazer, então seja esforçado, mas acima de tudo, seja gentil consigo mesmo.

– Ter um local organizado para estudar (seu cantinho)

Você precisará de um local para os seus estudos, nada de deitar na cama ou ficar no sofá da sala com o notebook no colo, porque você vai ficar com sono ou distraído e não irá render em nada nos seus estudos. 

Vai precisar de uma mesa ou escrivaninha, com uma cadeira que te deixe confortável e de forma ergonômica e também uma boa iluminação para te ajudar no aprendizado.
Um ponto importantíssimo, é encontrar um local calmo e silencioso, é às vezes esse local pode não ser a sua casa, mas, talvez uma biblioteca, por exemplo.  

É interessante ter um local fixo, porque nosso cérebro acaba relacionando o local, ao estudo, isso faz com que aproveitemos melhor o tempo.

Saiba o que você quer

Faça 4 perguntas a si mesmo, como: 

1- Quais são os meus objetivos? Onde quero chegar? 

2 – Depois que respondê-las, se pergunte: Qual área devo me concentrar? Por qual caminho devo seguir? 

3 – O que devo evitar durante a minha jornada? 

4 – Estou seguindo o planejamento? Caso não, pare, se organize e redirecione quais são as suas necessidades.

A autonomia pode te levar a perder o foco, por isso é tão importante a administração do seu tempo. Mas, não estamos dizendo que você deve ser escravo de horários, quando se estuda online, essa administração significa estudar de forma mais inteligente e eficaz. 

Eae gás nobre! Você acha que tem o perfil para estudar online? Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário!

Fonte:

http://rbtech.info/requisitos-basicos-estudar-online/

https://www.unicesumar.edu.br/blog/qual-computador-e-bom-para-rodar-plataforma-de-ead/

https://www.estudiosite.com.br/site/moodle/como-os-alunos-virtuais-devem-organizar-o-tempo-para-estudar-online


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of