Ser estudante nunca foi fácil! Nós sabemos disso, mas o método Pomodoro pode te ajudar a estudar mais em menos tempo!

Durante a nossa vida nós buscamos desenvolver técnicas, métodos de estudo que nos ajudam a nos concentrar e obter melhores resultados. 

Porém, essa jornada de testes é demorada! Muitas vezes aquele método que serve para o seu amigo, não serve para vc…

O interessante mesmo é se conhecer e saber o que melhor se adapta a sua rotina e personalidade! 

E se vc é daquele tipo de pessoa procrastinadora, leia esse texto até o final!

E aprenda com a gente um método de estudos que pode te ajudar a melhorar a concentração e aumentar a produtividade:

O MÉTODO POMODORO!

Relaxa, não é uma receita de molho de tomate!

Como surgiu?

A técnica foi desenvolvida no final da década de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que tinha como objetivo buscar uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. O nome Pomodoro, que significa tomate em italiano, surgiu quando ele usou um cronômetro de de cozinha em formato de tomate para gerenciar o seu tempo é organizar suas tarefas.

O seu cronômetro de cozinha tinha o tempo máximo de 25 minutos,  e quando o tempo acabava emitia um barulho. Então, durante esses 25 minutos Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções, mantendo-se 100% focado. Ao perceber que estava obtendo resultados satisfatórios, resolveu divulgar a sua técnica em 1992.

AlessandroZocc/Thinkstock/Getty Images (/)
Via:
https://mdemulher.abril.com.br/carreira/metodo-pomodoro-a-tecnica-que-potencializa-sua-concentracao/

Como funciona?

A técnica se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos de concentração intensa podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Vinte e cinco minutos foi considerado o tempo ideal para esses blocos, também conhecidos como “pomodoros”.

Olha aí o passo a passo da técnica:

1) Faça uma lista com as suas matérias e exercícios pendentes;

2) Programe um cronômetro para 25 minutos (Pode usar o celular, mas se achar o cronômetro em formato de tomate, legal também haha);

3) Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções;

4) Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos (pode caminhar, se alongar, escutar uma música… Faça algo que te relaxe!);

5) Risque a tarefa da sua lista depois que terminá-la;

6) Retome o trabalho depois da pausa por mais um “pomodoro” (25 minutos);

7) A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa: 30 minutos até voltar ao trabalho.

A ideia é que você faça isso todos os dias, ou sempre que precisar estudar. Com o tempo você vai perceber quantos “pomodoros” precisa para realizar cada tarefa, e isso vai te ajudar a controlar o seu tempo e ter uma expectativa de prazos!

SE LIGA NESSAS DICAS!

Com o método você vai aprender a administrar o seu tempo, e saber aquilo que te distrai mais facilmente. 

PORÉM, quando falamos que você precisa realizar as tarefas sem distrações, é SEM DISTRAÇÕES MESMO! Se durante os 25 min de tarefa você se lembrar de algo ou tiver alguma ideia sobre outro assunto, anote rapidamente e volte a focar na sua tarefa. Caso aconteça alguma emergência e você precise deixar de fazer o método, pare e retome do ZERO! Não continue de onde parou, se não você acaba perdendo a essência do método e não condiciona o seu cérebro a focar plenamente naqueles 25 minutos.

Dependendo da atividade que você fizer, o tempo de descanso pode ser maior que 5 minutos. A ideia é não exagerar no tempo de descanso para não perder o foco, porém, também não vale retornar ao trabalho com a mente cansada!

Algumas vezes 25 min podem ser muito ou pouco tempo para você! Por exemplo: Você está todo concentrado na tarefa e se desenvolvendo bem, mas o cronômetro dispara e você precisa fazer a pausa. Para voltar àquela concentração pode ser difícil! Então descubra o melhor tempo para você! 

O interessante é você usar a técnica e adaptá-la ao seu dia-a-dia e ao seu gosto pessoal! Mas, pode ajudar muito na procrastinação, afinal, 25 minutos passam rápido né?

Conta aí pra gente! Você já conhecia essa técnica? Tem outras que funcionam melhor com você?

Fonte: 

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/dicas-estudo/veja-como-aumentar-a-sua-produtividade-nos-estudos-com-a-tecnica-pomodoro/

https://www.napratica.org.br/pomodoro/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of