Fala Gás Nobre, tudo bem? Preparado para reagir? Nesse artigo, selecionei exercícios de Bioquímica para resolver com vocês. Fique ligado(a) que esses exercícios foram extraídos dos melhores livros de Química Orgânica do Ensino Médio, e tenho certeza que todo esse trabalho vai lhe ajudar bastante. Ah, e antes que eu me esqueça: se você está tendo dificuldades nesse tema, no final deste artigo eu coloquei para você uma playlist com o curso completo de Bioquímica, para o caso de você querer dar um reforço nessa matéria.

Então sem mais enrolações, vamos para os exercícios de Bioquímica?

Exercício 1: (UFABC-SP) O principal componente das fibras da polpa de açaí é a celulose, um polímero de glicose que possui função estrutural na célula vegetal, como um componente importante da parede celular. Sobre esse tema, afirma-se que:

I. a celulose é um polímero natural que resulta da união entre átomos de carbono pertencentes a duas moléculas de glicose.

II. para formar fibras lineares de celulose, a polimerização da glicose se faz com eliminação de água.

III. a glicose é também o monômero do amido, um polímero que os vegetais utilizam como reserva energética.

É correto o que se afirma apenas em:

a) I       b) III         c) I e II         d) I e III          e) II e III

Resposta: E

Comentários: A afirmação I está errada pois a celulose é um polissacarídeo formado a partir de moléculas de 𝜷-glicose. Nesse processo, os anéis de 𝜷-glicose se unem pela condensação da hidroxila do carbono de um anel, com a hidroxila do carbono quatro de outro anel. Essa ligação é chamada de ligação glicosídica 𝜷(1-4).

n C6H12O6  →  (C6H10O5)n + n H2O     
𝜷-glicose          celulose   

Exercício 2: (FMJ-SP) Considere a reação orgânica representada na equação:

A reação química considerada e a ligação que ocorre na junção de seus reagentes podem ser denominadas, correta e respectivamente, como reação de:

a) Adição e Ligação de Hidrogênio

b) Adição e Ligação Peptídica

c) Condensação e Ligação de Hidrogênio

d) Condensação e Ligação Peptídica.

e) Desidratação e Ligação de Hidrogênio

Resposta: D

Comentários: A reação química aconteceu entre o OH do primeiro aminoácido, e entre o H do grupo amino do segundo aminoácido, formando um dímero com o estabelecimento da função amiga + água. Essa reação é considerada de condensação, por causa da formação de água, e o tipo de ligação que ocorre entre os reagentes é classificada como Ligação Peptídica.

Exercício 3: (UNICAMP) Xampus e condicionadores utilizam as propriedades químicas de surfactantes para aumentar a molhabilidade do cabelo. Um xampu típico utiliza um surfactante aniônico, como o lauril éter sulfato de sódio (A), que ajuda a remover a sujeira e os materiais oleosos dos cabelos. Um condicionador, por sua vez, utiliza um surfactante catiônico, como o cloreto de lauril trimetil amônio (B), que é depositado no cabelo e ajuda a diminuir a repulsão entre os fios limpos dos cabelos, facilitando o pentear.

a) Considerando a estrutura do xampu típico apresentado, explique como ele funciona, do ponto de vista das interações intermoleculares, na remoção dos materiais oleosos. 

b) Considerando-se as informações dadas e levando-se em conta a estrutura química desses dois surfactantes, a simples mistura dessas duas substâncias levaria a um “produto final ineficiente, que não limparia nem condicionaria”. Justifique essa afirmação.

Resolução:

a) Na aplicação do xampu, a interação com os materiais oleosos ocorrem através da parte apolar de sua estrutura, e durante o enxágue, a parte polar interage com a água (interação do tipo íon-dipolo), arrastando toda a estrutura (xampu e materiais oleosos).

b) Tendo em vista que os dois surfactantes são de cargas opostas (A é aniônico e B é catiônico), a mistura fará com que ambos se liguem através de ligações iônicas, dificultando a interação com a água.

Gás Nobre, essas 3 questões que selecionei, são uma boa pedida para que você já vá se aquecendo para esse tema. Se Bioquímica é um assunto que você está tendo dificuldades, separei para você uma super playlist contendo várias aulas do meu canal, conforme prometido:

Basta acessar:

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of