Se você nunca se fez essa pergunta, eu vou colocá-la agora na sua cabeça:

Qual é o estado físico do fogo?

Ou melhor: 

O fogo tem um estado físico? 

Para um material se classificar como sólido, líquido ou gasoso, ele precisa primeiramente ter matéria. No caso, o fogo não possui matéria. Mas então, como essa dúvida sobre o estado físico do fogo surgiu? Com a ideia de que o fogo teria dois estados físicos: gasoso e plasma!

O plasma se caracteriza pela presença de íons superaquecidos que constituem o chamado gás ionizado, uma forma diferente do estado gasoso. Cientistas o batizaram de quarto estado físico da matéria. Na composição das estrelas, do cosmo, podemos encontrar matéria nesse estado.

Podemos encontrar plasma na composição das estrelas.

Porém, não é preciso ir ao espaço para ver de perto, podemos encontrar substâncias no estado físico de plasma em nossa própria casa, um exemplo é o material presente no interior das lâmpadas incandescentes (lâmpadas de Tungstênio). 

 😱 E olha só que interessante esse vídeo:

Nesse vídeo podemos ver um experimento de criação de plasma usando uma uva e um microondas. O plasma produzido aqui é o quarto estado da matéria, depois de sólidos, líquidos e gases. Não deve ser confundido com plasma sanguíneo, que na verdade é um líquido.

Ah, se você estiver se perguntando: “por que uvas?” Uma uva grande típica tem cerca de um quarto do comprimento de onda das microondas que seu microondas (haha) produz, que é do tamanho perfeito para atuar como antena. A uva precisa ser cortada para que, na região do corte, aqueça até o ponto de vaporização enquanto o restante da uva permanece intacto.

Estado físico do fogo

O fogo é a energia liberada pela reação de oxidação entre um combustível e um comburente, dando origem às reações de combustão.

O motivo que  fez com que se pensasse que haviam dois estados físicos foi a presença das cores azul e vermelho. A chama vermelha estaria no estado gasoso e a azul no estado de plasma. Mas, sabemos que na verdade o fogo é energia 😀

Mas, o que significam as cores diferentes?

A diferença de cores está relacionada à intensidade da chama! As chamas azuis são mais quentes, e as vermelhas são mais frias! Podemos perceber nas velas, por exemplo, se passarmos rapidamente a mão sobre ela e tocarmos a região da  chama vermelha, não nos queimamos. Mas, se tocarmos a parte interna da chama (cor azul), podemos provocar uma queimadura. (Não tente isso em casa, combinado?)

O que é a combustão?

Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente, um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar.
Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor. Geralmente, outros produtos são liberados, principalmente quando o combustível é um composto orgânico, como o dióxido de carbono (CO2)e a água (H2O).

Os combustíveis podem ser sólidos (papel, madeira, carvão etc.), líquidos (álcool, gasolina, óleo diesel etc.) ou gasosos (gás hidrogênio, gás butano etc.). As reações de combustão são de oxirredução, pois os combustíveis sofrem oxidação (perdem elétrons e seu Nox aumenta) e o comburente, que é o oxigênio, sofre redução (ganha elétrons e seu Nox diminui) para a formação dos produtos.

Depois dessa super aula sobre o fogo, fechamos com chave de ouro com uma vídeoaula do Paulo Valim explicando como funciona o processo de combustão e outras reações orgânicas! 

Confira! 

Fonte:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-fogo-possui-estado-fisico.htm

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/qual-estado-fisico-fogo.htm

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-combustao.htm


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of