Os superheróis sempre despertam a nossa curiosidade e nos fazem sonhar com superpodores! Você já deve ter se perguntado se nós humanos poderíamos desenvolver capacidade de voar ou e pular de um prédio para outro usando a força dos nossos músculos e nos sustentando com um fio de teia, certo? Entenda tudo sobre o Homem Aranha e a produção de teia!

Quem nunca assistiu ou ouviu falar na história do Homem Aranha? 

Peter Parker era um jovem muito inteligente e interessado em ciências, até que um dia foi picado por uma aranha radioativa, e acabou adquirindo poderes especiais: força, agilidade e velocidade ampliadas; reflexos e sentidos sobre-humanos; capacidade de escalar paredes; capacidade de gerar diferentes tipos de teias.

Essas habilidades parecem muito às que as aranhas de fato possuem. 

O legal é que alguns poderes do homem aranha fazem muito sentido biológico.

Olha essa notícia:

“Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu uma tarântula em que as patas também geram teia, além da tradicional glândula traseira usada para isso. 

A aranha é a tarântula-zebra (Aphonopelma seemanni), nativa da Costa Rica. 

Os pesquisadores descobriram que as oito patas do bicho secretam fibras aderentes por pequenas glândulas, com consistência muito parecida com a da teia “tradicional”. Ou seja, essa espécie de aranha solta teia pelas patinhas, igual o homem aranha!”


Fonte: G1

Para as aranhas escalar paredes é muito simples, pois elas possuem pêlos super finos nas suas pernas que possuem milhares de outros pelinhos. Esses pêlos criam uma força eletrostática que permitem que elas se prendam nas superfícies.

Será que eu, humano, poderia desenvolver essa habilidade?

Para que o homem aranha tivesse esse super poder, deveria ter bastaaaante pêlos nas suas mãos e pés, o que seria bem bizarro! Além disso um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, verificou que, para um ser humano de 80 Kg e 1,80 m conseguir se prender numa parede usando pêlos, a área de contato desses pêlos precisaria ser 40% da área total do seu corpo. 

Ou seja, ele precisaria usar quase toda a parte da frente do seu corpo pregando nas paredes ou, ter pés de pelo menos 1 metro de comprimento e cheio de pelos.

Mas, como eu poderia me tornar o Homem Aranha?

A picada da aranha deveria injetar um retrovírus, que é um vírus capaz de alterar o genoma do hospedeiro através do seu RNA e enzimas virais. Esse retrovírus injeta na célula hospedeira o seu material genético, que vai carregar um gene que se ligará ao DNA das células.

As células, que agora tem o gene para produção de teia serão capazes de produzir as estruturas responsáveis pela produção da teia. Seria um humano transgênico!

PORÉM, esse retrovírus teria que fazer ISSO TUDO COM TODAS AS CÉLULAS do nosso corpo! Até agora isso é TEORICAMENTE possível.

As teias do Homem Aranha

A teia das aranhas são mais flexíveis e resistentes que o aço e mais flexíveis que o Nylon , e têm apenas um décimo da espessura de um fio de cabelo. Algumas teias conseguem segurar até 50 vezes o peso do próprio corpo. Todas essas características despertam o interesse dos cientistas que há um certo tempo tentam desenvolver em laboratório um material similar.

Brasileiros do grupo EMBRAPA  analisaram o genoma de cinco aranhas nativas para identificar. Os genes relacionados à produção da teia. Esses genes foram i isolodas e inseridos no DNA de bactérias.

As bactérias transgênicas passaram a produzir as proteínas necessárias para fabricar o material da teia. Apesar de termos dominado a técnica necessária para a produção das teias, a utilização de culturas de bactérias ainda torna o processo muito caro.

A força

Quando você treina braço o seu músculo cresce em altura e largura, mas não cresce em comprimento, certo? Para que um humano pudesse se locomover como o Homem Aranha o músuculo teria que aumentar em comprimento também.

Mais uma vez a manipulação genética seria necessária. O retrovírus teria que ser codificado para produzir mais actina e miosina. Essas são as proteínas que afetam diretamente a habilidade de contração dos músculos deixando o ser humano mais forte. Na verdade, você seria mais forte, mas não tanto quanto o homem aranha, só se seu corpo crescesse MONSTRUOSAMENTE como o do Hulk…

Sentido aranha

Os pêlos das aranhas são muito sensíveis às vibrações do ar e às mudanças de pressão. Mas eles só permitem detectar alterações à curtas distâncias. Então, desculpa te contar essa verdade, mas o Homem Aranha não seria capaz de detectar eventos distantes como acontece nos filmes.

Além disso, imagina: o Homem Aranha teria que sair pelado por aí, para que seus pelos pudessem captar as informações do ambiente. Já que as roupas impediriam o contato da superfície do corpo com o ambiente ao redor.

Bem, se tornar o homem aranha não é tarefa fácil por enquanto. Mas, podemos curtir os filmes e às HQ’s sonhando que um dia a ciência e a tecnologia sejam capazes de alcançar tais feitos!

Agora me fala, que SUPER PODER você gostaria de ter? 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of