A margarina ou a manteiga no pãozinho quente, são quase que indispensáveis no café da manhã. Além disso, possuem uma utilidade muito grande nas receitas doces e salgados, sendo grande coringa tanto na cozinha como na confeitaria.

Mas qual a diferença entre elas? Qual seria mais saudável?

Manteiga

A manteiga é derivada do leite de vaca e, portanto é um produto de origem animal. Possui gordura saturada e se for consumida em excesso pode provocar um aumento nas taxas de colesterol.
A manteiga é o tipo de gordura mais natural disponível atualmente, mas a quantidade a ser consumida deve ser controlada, principalmente por diabéticos, hipertensos, cardíacos e pessoas com colesterol elevado.

Margarina

A margarina é derivada de óleos vegetais e, portanto é um produto de origem vegetal. Mas para que os óleos vegetais fiquem sólidos eles precisam passar por mudanças na sua estrutura. Uma destas mudanças é realizada pelo processo de hidrogenação de óleos vegetais que leva a formação de gorduras trans, a qual reduz o bom colesterol (HDL) e eleva o mau colesterol (LDL). Na hidrogenação às moléculas de hidrogênio são incorporadas as moléculas de gordura artificialmente, em uma temperatura muito elevada.

Essa reação é usada para se obtenção da margarina (80% de óleos), cremes vegetais (60% de óleos) ou halvarinas, que são margarinas light (40% de óleos).

Diferenças entre a Manteiga e a Margarina

Portanto, as diferenças básicas entre os dois produtos são que a manteiga é um alimento totalmente natural, que contém uma grande quantidade de gorduras saturadas e colesterol, e que por esses motivos perdeu espaço no dia a dia das pessoas para a margarina, um alimento totalmente processado.

Lembrando, que os óleos são derivados de ácidos graxos insaturados, enquanto as gorduras são derivadas de ácidos graxos saturados. Logo, a insaturação é a única diferença química entre os óleos e as gorduras. Assim, por meio da adição catalítica de hidrogênio, as insaturações dos óleos são rompidas e eles se transformam em gorduras. Olha só o quanto de gordura ingerimos ao consumir margarina!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of