Estamos sempre batendo na tecla de que você deve encontrar um melhor método para memorizar melhor e render nos seus estudos. Por isso que toda semana estamos vindo com várias dicas de estudos para você DETONAR em qualquer prova que queira fazer.

O método que escolhemos hoje é o Método Robinson, também conhecido como SQ3R. Esse Método foi elaborado por Francis P. Robinson que o escreveu em seu livro: “Effective Study” em 1946!

Sim, é um método antigo, mas muito eficaz e utilizado por muitos alunos e concurseiros! Confira!

O QUE É O MÉTODO ROBINSON?

Recebeu o nome de seu criador, o psicólogo educacional Francis Pleasante Robinson. Robinson tinha como objetivo promover um maior aproveitamento acadêmico entre estudantes. 

Existem algumas diferenciações em relação ao nome do método, alguns especialistas o definem através da sigla SQ3R ou SQRRR, o conjunto das palavras em inglês,: Survey (pesquisar), Question (questionar), Read (leitura), Recite (recitar) e Review (revisar). 

O método é dividido em etapas, conheça:

PESQUISAR

Como o próprio nome diz, o primeiro passo é voltado para explorar sobre o tema. Por exemplo, se você vai estudar sobre Nox (por exemplo) é preciso separar os livros, apostilas, sites e outras fontes. Em seguida você vai fazer uma primeira leitura do material destacando palavras-chave e fazer resumos. Em resumo, o mais importante na primeira etapa é descobrir o livro e o seu conteúdo, deixando a curiosidade levar.

PERGUNTAR

É bem normal que surjam dúvidas sobre o texto depois que você o lê. Você vai aproveitar esse momento para pesquisar mais e buscar encontrar as respostas, seja em outros livros, na internet, ou falando com os seus amigos. Se por acaso não encontrar a resposta, ou ainda ficar com dúvida, busque um professor ou um grupo de estudo.O importante aqui é questionar tudo o que for possível e não ficar com nenhuma dúvida sobre o assunto na hora da prova. Separamos algumas perguntas que podem te ajudar:

• Do que se trata esse tema?

• Qual problema ou questão esse texto tenta resolver?

• Qual a utilidade da informação?

LEIA!

Isso! 

Leia de novo! 

Você já tirou todas as suas dúvidas, então agora é o momento de novamente o texto. Mas, dessa vez, você deve fazer uma leitura mais lenta, aprofundada é atenta. Ainda destaque o que você achar mais importante e faça anotações, resumos ou esquemas, para que você o utilize na sua revisão.

RECITE

Como assim? 

Já se preparou para alguma apresentação de trabalho na escola, ou aquele discurso básico para convencer seus pais de alguma coisa? É bem isso mesmo haha

Nessa etapa, você vai transmitir o aprendizado de tudo o que você estudou. Você pode gravar um áudio dizendo o que entendeu, mas não precisa ser necessariamente de forma oral, você pode simplesmente escrever o que você entendeu do assunto. Formule questões e as responda. Uma boa dica para isso é o uso dos flashcards ou mapas mentais.

REVISE!

Esse é o ÚLTIMO PASSO!

Você vai pegar TODAS as suas anotações, todas as questões que elaborou, todos seus esquemas, mapas mentais, materiais grifados, seus áudios gravados e irá revisá-los!  Isso vai te ajudar a memorizar melhor o conteúdo!

Esse método é super simples e muito usado não é mesmo?

E você? Conhece outros métodos? Conheça os que a gente já postou no blog! Só clicar aí abaixo:

-10 dicas para não se distrair enquanto estuda

5 ferramentas de organização que podem te ajudar nos estudos 

Estude mais em menos tempo: Método Pomodoro

BONS ESTUDOS!

Fonte: 

https://estudoesquematizado.com.br/sq3r/

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/enem/conheca-o-metodo-robinson-e-como-ele-pode-ajudar-na-preparacao-para-o-enem

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/dicas-estudo/conheca-o-metodo-de-estudo-robinson/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of