Gás Nobre, o mundo todo ficou chocado com uma explosão ocorrida na última terça feira, dia 4 de Agosto, na região portuária de Beirute que deixou mais de 100 mortos, segundo informações do governo do Líbano.

Suspeita-se que a causa da explosão sejam 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio e é sobre essa substância que vamos conversar hoje.

A química do acidente no Líbano

O nitrato de amônio é um sal inorgânico que quando puro tem coloração branca. É um dos fertilizantes mais usados na agricultura e também pode ser utilizado na produção de explosivos e de bombas.

Nitrato de Amônio e Acidente no Líbano
Fertilizante amplamente utilizado na agricultura

Outra característica desse sal, e que acaba sendo um grande problema, é que ele é um forte oxidante. Ou seja, ele reage facilmente com outros produtos e nessa reação pode se decompor se tornando imprevisível e perigoso.

O que causou a explosão?

O nitrato de amônio não é capaz de se auto detonar, isso quer dizer que ele não explode sozinho. Nós precisamos de algum estímulo externo, como altas temperaturas ou faísca para iniciar a decomposição desse sal. Por isso, no caso do Líbano, se tudo for confirmado, provavelmente foi algum outro incêndio que estava acontecendo antes que pode ter levado à explosão do nitrato.

Dito isso, é extremamente importante que esse composto seja armazenado em locais que consigam garantir segurança ou que na pior das hipóteses consigam reduzir um possível estrago.

Para isso, não se deve armazená-lo em grandes quantidades e nem locais sem um controle de temperatura. Já que temperaturas muito altas podem causar a decomposição do composto, reação que acontece rapidamente.

Entenda mais vendo o vídeo:

Temos que lembrar também que essa não é a primeira vez que um acidente com Nitrato de Amônio acontece. Clique aqui e leia sobre acidentes do passado.

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender Química, Física e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.


Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.


Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *