Você sabia que a Marie Curie fez contribuições muito significativas para a ciência no século XX ? Ela fez isso com um grande custo para sua própria saúde.  Um fato, que talvez você desconheça é que os níveis de radiação a que ela foi exposta eram tão poderosos que seus cadernos devem ser mantidos em caixas revestidas de chumbo.

E não são apenas os manuscritos de Curie que são perigosos demais para tocar. Se você visitar a coleção de Pierre e Marie Curie na Bibliothèque Nationale, na França, muitas de suas posses pessoais – de seus móveis a seus livros de culinária – exigem roupas de proteção para serem manuseadas com segurança. Você também terá que assinar uma isenção de responsabilidade afirmando que assume os riscos de uma possível contaminação com material radioativo.

Credit: Wellcome Library, London. Wellcome Images images@wellcome.ac.uk http://wellcomeimages.org. Copyrighted work available under Creative Commons Attribution only licence CC BY 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Marie Curie andava basicamente com garrafas de polônio e rádio nos bolsos o tempo todo. Ela ainda mantinha cápsulas “cheias de coisas perigosas” em sua prateleira.

Marie Curie sempre ficava deslumbrada com o brilho verde e azuis que as substâncias emitiam: “Uma das nossas alegrias foi entrar em nossa sala de trabalho à noite; então percebemos por todos os lados as silhuetas luminosas das garrafas de cápsulas contendo nossos produtos”, escreveu a cientista vencedora do Prêmio Nobel em sua autobiografia. “Era realmente uma visão adorável e sempre uma novidade para nós. Os tubos incandescentes pareciam tênues luzes de fadas.”

Porém, os materiais nos tubos na prateleira eram muito mais do que um deleite aos olhos, eles eletrizavam o próprio ar. Pierre Curie, seu marido e parceiro de trabalho construiu uma câmara com um eletrômetro que media as correntes elétricas fracas. Quando ele levou os tubos próximos da câmara, o ar de dentro se dividiu em íons positivos e negativos, criando uma corrente elétrica fraca. O casal decidiu chamar esse acontecimento de “radioatividade”, demonstrando que o que se pensava ser a menor constituição possível da matéria, os átomos, poderiam emanar partículas ainda menores.

E por estar sempre em contato com essa energia radioativa, os Curie acabaram doando a sua vida em nome da ciência. Seus corpos , assim como os objetos pessoais, também precisaram de cuidados especiais, e foram enterrados em caixões de chumbo.

Como o jornal americano Christian Science Monitor aponta, o fato de que os cadernos e demais objetos  ainda são radioativos um século depois não é nada. O isótopo mais comum do rádio, o material mortal que Curie carregava nos bolsos, tem uma meia-vida de 1.601 anos, ou seja, o elemento irá se manter ativo até o ano 3.535 pelo menos. Portanto, não espere ir à biblioteca dos Curie sem proteções especiais a qualquer momento deste século.

E um fato inusitado aconteceu essa semana na Inglaterra! Uma mulher pediu aos seus colegas de trabalho um bolo de aniversário com o rosto da cantora Mariah Carey, de quem ela é fã. Para a surpresa de todos, o bolo chegou com o rosto de nada mais nada menos que a nossa querida cientista Marie Curie! O pessoal não entendeu direito o nome e acabaram fazendo uma torta com o rosto da cientista!

Imagem: Extra.globo.com

História engraçada né?

Para você não correr o risco de confundir Mariah Carey com Marie Curie fica ligado na websérie de RADIOATIVIDADE que estamos lançando! Amanhã sai o primeiro vídeo!  

Ficou curioso para saber mais sobre? O nosso teaser já está disponível para vocês! CLIQUE AQUI PRA VER!

Traduzido e adaptado: https://gizmodo.com/marie-curies-100-year-old-notebook-is-still-too-radioac-1615847891

https://www.megacurioso.com.br/radiacao/45164-porque-os-papeis-de-antiga-cientista-polonesa-ainda-sao-radioativos.htm

https://extra.globo.com/noticias/page-not-found/inglesa-pede-torta-com-mariah-carey-recebe-uma-com-marie-curie-23743885.html?fbclid=IwAR3E2OI_GQ3G_OmRPZAF8BwA6XGYski6t9Nw8i9bTqkD7cNN34yHx_IUGFw

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of