De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 2,1 bilhões de pessoas no planeta que não têm uma fonte segura de água para beber. Em consequência disso, pessoas morrem ao beber água contaminada todos os anos, em um número maior do que de qualquer forma de violência, incluindo guerras.

Fonte:https://www.facebook.com/lifestraw/photos/a.969894059703001/2413440528681673/?type=3&theater

Com o crescimento exponencial da população e com o desperdício dos nossos recursos naturais, no dia 29/07, faltando ainda 7 meses para o final do ano nós já esgotamos o número de recursos naturais que poderíamos utilizar no ano de 2019 sem causar danos a Terra. 

Isso significa que, a partir de agora estamos operando no vermelho, isso significa que consumimos mais do que o nosso planeta pode oferecer. Todos os recursos naturais que forem utilizados, não serão repostos naturalmente pelo nosso planeta.

Em contrapartida, existem várias pesquisas e projetos que visam reutilizar esses recursos e tentar reduzir os impactos no planeta Terra. Um exemplo disso é o processo de dessalinização da água, que inclusive é um artigo no nosso blog, que você pode conferir clicando AQUI.

Agora, imagina um canudo que limpa a água conforme você vai sugando e ela passa por ele? 

Parece coisa de ficção científica, certo? Mas saiba que esse canudo já existe!

O canudo

O nome dessa invenção é LifeStraw (em inglês, canudo da vida), um canudo que filtra  a água conforme ela passa por uma série de fibras longas e ocas, inseridas em um tubo de plástico. O canudo age como um filtro, igual aquele que instalamos na torneira da pia da cozinha, porém o LifeStraw é um canudo portátil que você leva onde quiser e pode tomar a água que encontrar. 

Beba água limpa onde estiver!
Fonte: https://www.facebook.com/lifestraw/photos/a.308470312512049/2484760444883014/?type=3&theater

De acordo com o fabricante o canudo retém 99,9% das bactérias e 99,9% dos parasitas presentes na água, isso significa que qualquer coisa maior que dois mícrons (que representa um centésimo da grossura de um fio de cabelo humano) ficará preso no filtro do canudo.

Como funciona o processo de tratamento da água?

Em geral, de acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), o tratamento da água para o uso diário da população é utilizado para os seguintes objetivos:

Higiênicos – remoção de bactérias, protozoários, vírus e outros microorganismos, de substâncias nocivas, redução do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgânicos;

Estéticos – correção da cor, sabor e odor;

Econômicos – redução de corrosividade, cor, turbidez, e a retirada do ferro e manganês.

O tipo de tratamento e processo de filtragem a ser realizado é determinado após análise da água ser utilizada. São feitas inspeções sanitárias para que sejam avaliados dos aspectos físicos, químicos e biológicos da água (presença de microorganismos).

A CAESB, assim como outras empresas de fornecimento d’água, adota diversos tipos de tratamento que vão desde um tratamento completo (ETA-Estação de tratamento de água convencional) até tratamento mais simplificado, com cloração e fluoretação apenas, o que depende do estado da água a ser tratada.

Um tratamento de água completo possui as seguintes etapas:

O processo de limpeza e purificação da água para consumo humano está diretamente relacionada à química e já marcou presença nos vestibulares e ENEM! Por isso é legal você revisar todo o procedimento com a gente: 

1. Coagulação e Floculação

Nestas etapas, todas as impurezas presentes na água se agrupam devido a ação do coagulante, se transformando em partículas maiores (os chamados flocos) para que então possam ser removidas pelo segundo processo, a decantação. 

São utilizados o Sulfato de Alumínio e o Cloreto Férrico como reagentes no processo de coagulação.

Além disso, pode ser que seja necessária a utilização de um alcalinizante (Cal Hidratada ou Cal Virgem) que fará a correção de pH para uma atuação mais efetiva do coagulante. 

2. Decantação

Os flocos formados no processo de coagulação são separados da água em tanques normalmente de formato retangular, pela ação da gravidade.

3. Filtração

A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Um filtro é constituído de duas ou mais camadas de um meio poroso, normalmente areia, instalado sobre um sistema de drenagem que é capaz de separar qualquer resíduo sólido presente na água.

4. Desinfecção

Nessa etapa, utiliza-se um agente físico ou químico (desinfetante), com a função de destruir os microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças.

Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes desinfetantes, em ordem de freqüência: cloro, ozona, luz ultravioleta e íons de prata.

5. Fluoretação

Essa etapa se dá através de compostos à base de flúor. A utilização destes compostos na água contribui para a redução da incidência de cárie dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento quantidades adequadas de íon fluoreto.

Como o Lifestraw poderia ajudar?

De acordo com um estudo publicado pela Universidade da Carolina do Norte, o canudo consegue filtrar totalmente as amostras de água contaminadas com as bactérias Escherichia coli B e Enterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, iodo e prata. Assim, ele protege das doenças mais comuns associadas à água suja, como cólera e disenteria.

Entretanto, o LifeStraw não consegue eliminar metais pesados da água, como ferro, e também não está apto a remover parasitas, como a giárdia e o criptosporídio. Cada canudo pode filtrar até 700 litros de água – estimativa média do consumo anual de água por pessoa.

O objetivo dos criadores é levar o produto a ONGs e grupos de ajuda humanitária, mas, de acordo com o CEO da empresa, Mikkel Frandsen, nem todos demonstram interesse por soluções que melhorem o acesso e a qualidade da água nas regiões carentes. O valor do produto também pode ser um impedimento para alguns países, atualmente custa  US$ 19,95 (cerca de R$ 72). 

Fonte:

https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-43646495

https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html

https://ciclovivo.com.br/inovacao/tecnologia/suicos-criam-canudo-que-filtra-agua-contaminada/

https://cdr.lib.unc.edu/concern/dissertations/v405s9778

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of