O Enem é uma das principais provas que dá chance aos estudantes de conseguirem aquela tão sonhada vaga na Universidade. Mais de cinco milhões de estudantes fazem a prova todos os anos. Já estamos em 2020 e as dúvidas começam a surgir sobre como vai ser a prova esse ano. Vem comigo que eu te conto o que já sabemos sobre o  Enem de 2020!

O que vai acontecer de diferente?

Esse ano, o Enem será aplicado, pela primeira vez, em duas versões diferentes. 

A prova regular acontecerá nos dias 1º e 8 de novembro.

Já a novidade, a versão digital do Enem,será realizada nos dias 11 e 18 de outubro. 

Esse ano começa a transição do Enem do papel para o computador. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a mudança inicia-se com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais brasileiras.

O exame digital será aplicado em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O Enem 2020 deverá ser a última edição do exame que seguirá a atual Matriz de Referência do Enem, com questões de Linguagens, Cências humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da Redação. O MEC afirma que, a partir de 2021, o exame sofrerá mudanças para se adequar ao Novo Ensino Médio.

Como vai ser o Enem digital?

Esse ano o estudante poderá escolher fazer a prova digital ou não no momento da inscrição. A ideia é que em 2026 não exista mais a prova em papel, até lá os estudantes poderão escolher entre o Enem digital ou a prova impressa. Todos os exames serão presenciais e serão realizados aos domingos. 

Segundo o INEP, o Enem digital facilitará na adaptação da prova ao Novo Ensino Médio, que deve ser implantado em 2021. Pra te lembrar como serão essas mudanças: os estudantes poderão escolher diferentes “itinerários formativos” para se especializar na área de seu interesse, por exemplo: exatas, humanas, artes… Temos um texto que explica bem sobre isso AQUI

O Enem contemplará isso com diferentes versões de provas. Na teoria, o candidato deverá optar por um dos itinerários na hora de se inscrever para a prova, de acordo com a área que deseja ingressar na faculdade. 

De acordo com o MEC, com essa nova versão, por meio de computador, o Governo Federal pretende realizar o exame em várias datas ao longo do ano, por agendamento. Do ponto de vista técnico, o Enem Digital vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios.

O MEC afirmou que não irá adquirir novos computadores para o Enem Digital e a ideia é utilizar a estrutura já instalada das escolas e universidades onde o exame costuma ser aplicado. A logística para aplicação e realização do exame continuará sendo feita por meio de consórcio com empresas terceirizadas. Ficará por conta delas a organização das salas, a preparação dos computadores e a fiscalização durante a prova.

Datas Enem 2020

  • Pedidos de isenção da taxa: abril (provável)

  • Inscrições: maio (provável)

  • Provas digitais: 11 e 18 de outubro de 2020

  • Provas tradicionais: 1º e 8 de novembro de 2020

  • Resultado: janeiro de 2021.
  • Quais provas acontecem em cada dia? 

1º dia: redação; 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas 

2º dia: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.

Como se preparar para o Enem 2020

Não tem um segredo milagroso, o negócio é estudar MUITO!

Claro que algumas dicas podem te ajudar como:

  • SE PLANEJE! 

Liste todos os conteúdos que aparecem no edital do Enem, pode usar os editais antigos por enquanto, do ano passado por exemplo. Divida os conteúdos em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação. Separe os conteúdos que você acha mais difíceis e os mais fáceis. No seu planejamento de horas, você irá focar nos conteúdos que têm mais dificuldade.

  • TREINE! 

A melhor forma de estudar e testar seus conhecimentos é fazer simulados. Se você estiver matriculado em algum cursinho, provavelmente vai poder fazer alguns por lá mesmo. Se estiver estudando em casa, ou quiser fazer algum por conta própria, pode usar as provas das edições anteriores do Enem.

No Ciência em Ação temos MUITOS exercícios e simulados para você treinar e ir se aperfeiçoando para se dar bem na hora da prova. Além disso, contamos com um conteúdo COMPLETO em Química, Física, Biologia! E estamos lançando os cursos de Matemática, Português e Redação! Com aulas gravadas, exercícios resolvidos em vídeo, aulas online, monitoria individual, um plano de estudos que se adapta a sua rotina e MUITO MAIS!

Se eu fosse você, eu daria uma conferida no curso que começou agora essa semana o Extensivo Enem e Medicina 2020 hein?! CLICA AQUI e dá uma olhada! Bons estudos!

Fonte: 

https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/enem/como-se-preparar-para-o-enem/

https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/como-devera-ser-o-enem-digital-que-o-mec-quer-implantar-a-partir-de-2020/

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/36242

https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/11/11/enem-2020-veja-as-principais-datas-e-informacoes-sobre-inscricoes.htm

https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/enem/edital-enem-2020/

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2020.htm

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of