Gás Nobre, preparei uma lista para vocês com os principais compostos orgânicos! Vamos dar uma olhada nas principais moléculas orgânicas e sua classificação?

Principais Alcanos

  • Metano (CH4

É o principal constituinte do gás natural e também é produto da decomposição anaeróbica (fermentação) de biomassa. Esse processo de decomposição ocorre em larga escala em terrenos alagados e aterros sanitários e produz uma mistura gasosa chamada de biogás, cujo o principal constituinte é o metano. Por isso, ele também é conhecido como gás do lixo ou gás dos pântanos.

Cabeças de vacas holstein preto e branco, alimentando-se de grama no estábulo na holanda Foto gratuita
O gás metano é liberado pelos bovinos. Resulta da digestão da matéria orgânica que ingerem.
Imagem: Alimento foto criado por freepik – br.freepik.com

Já o gás natural pode ser encontrado no subsolo associado ou não à presença de petróleo. Consiste em uma mistura gasosa contendo mais de 90% em volume de metano. Sua principal utilização é como combustível em termoelétricas ou em automóveis. Como combustível, é conhecido pela sigla GNV (gás natural veicular), e apresenta as seguintes vantagens:

  • Não possui enxofre. Portanto, sua queima não favorece a formação de chuva ácida.
  • Praticamente não emite monóxido de carbono (CO), gás altamente tóxico.
  • Não apresenta impurezas, por isso aumenta a vida útil do motor.
  • Economia de gastos com combustível, mais barato que a gasolina e o álcool.

Uma observação importante sobre o metano, muito comentada atualmente, é a sua contribuição para o aquecimento global. Depois do dióxido de carbono, o metano é o segundo composto de maior importância em relação ao aquecimento global. 

  • Propano (C3H8) e Butano (C4H10)

São utilizados como gás de cozinha. Essa mistura é conhecido pela sigla GLP (Gás Liquefeito do Petróleo). São obtidos do petróleo por meio da destilação fracionada. 

Principais Alcenos

  • Eteno (C2H4)

O eteno é obtido como subproduto da destilação fracionada do petróleo e ocupa o quarto lugar no ranking das substâncias químicas mais produzidas no mundo por sua extrema importâncias para a indústria química de plásticos.

Na natureza, o eteno está presente nos vegetais, atuando como um hormônio (fitormônios) de amadurecimento e promovendo a abscisão foliar (poda natural). Os frutos liberam o gás eteno naturalmente durante o processo de amadurecimento, é por isso, que quando embrulhamos uma fruta com um jornal ou colocados um fruto dentro de algum recipiente fechado, aceleramos esse processo.

Principais Alcinos

  • Etino (C2H2)

A partir do etino podemos obter praticamente qualquer composto orgânico, isso faz dele o alcino de maior importância econômica. Industrialmente é utilizado na síntese de diversos compostos orgânicos e na produção de plásticos e borrachas sintéticas.

O acetilena é extremamente inflamável e libera uma grande quantidade de calor durante a sua combustão, sendo, por isso utilizado como gás de maçarico em processos de solda. Sua chama pode chegar a temperaturas de 3000ºC.

Principais Aromáticos

  • Benzeno (C6H6)

É um líquido incolor, de odor agradável e bastante volátil. Usado na produção detergentes, inseticidas e na produção de várias substâncias, como, por exemplo, a anilina. Seus vapores são altamente tóxicos e podem causar leucemia.

  • Tolueno (C7H8)

Também é o líquido incolor, de odor agradável e bastante volátil. Amplamente utilizado como solvente ou diluente para um grande número de resinas como, por exemplo, cola de sapateiro. O tolueno também é utilizado na fabricação de TNT, um explosivo extremamente poderoso. Seus vapores causam um tipo de excitação alcoólica que pode resultar em como ou morte.

Latas de tinta e pincéis Foto gratuita
O tolueno é um dos principais compostos do tiner, um solvente utilizado em tintas.
Imagem: Azul foto criado por kstudio – br.freepik.com


  • Naftaleno (C10H8)
  • É um sólido branco, com cheiro característico, que sobre sublimação. Utilizado na fabricação de bolinhas e naftalina e como matéria-prima na produção de corantes e solventes.

Principais Álcoois

  • Metanol ou álcool metílico

O metanol apresenta-se em condições ambientes como um líquido incolor, inflamável, com odor semelhante ao do álcool comum. É um composto extremamente tóxico que pode causar cegueira e até mesmo a morte, apenas 30mL desse álcool é suficiente para matar uma pessoa.

O metanol é utilizado como matéria-prima de síntese de substância orgânicas, solvente e combustível de aviões a jato e carros de alta potência. 

  • Etanol ou álcool etílico 

O etanol, também conhecido como álcool comum, apresenta-se ambientes como um incolor, inflamável e de odor agradável. O etanol é o mais importante dos álcoois, por ser um dos combustíveis que têm maior probabilidade de substituir o petróleo nas próximas décadas. Por ser um biocombustível, o etanol é renovável e não contribui significamente com o aumento do efeito estufa.

Pode ser obtido através da fermentação de açúcares presentes na cana-de-açúcar, milho, cevada, beterraba ou pela hidratação do etileno.

Além de ser usado como combustível é também usado em bebidas alcoólicas, como solvente, na preparação de perfumes, desodorantes, em farmacologia e etc…

Close-up, de, um, car, reabastecer, em, posto gasolina Foto gratuita
O etanol pode ser produzido à partir da fermentação de cereais e cana de açúcar.
Imagem: Carro foto criado por freepik – br.freepik.com

Principal Fenol

  • Fenol

O fenol apresenta-se em condições ambientes como um sólido incolor com cheiro forte característico. O fenol possui ação desinfetante e, por isso, foi a primeira substância a ser comercializada como antisséptico hospitalar, em 1870. O seu uso ajudou a reduzir drasticamente as mortes por infecção, que eram muito comuns até meados do séc. XIX.

Atualmente, devido a sua toxicidade e seu poder corrosivo, o fenol não é mais utilizado como antisséptico. O fenol também é empregado na fabricação de corantes e plásticos, como baquelite, utilizados em cabos de panelas e tomadas.

O fenol e seus derivados apresentam um caráter ácido fraco. Portanto, o hidrogênio ligado à hidroxila pode se ionizar parcialmente em água.

Principal Aldeído

  • Metanal

O metanal apresenta-se em condições ambientes como um gás de odor bastante irritante e extremamente tóxico. É obtido industrialmente a partir de oxidação do metanol pelo oxigênio do ar.

A aplicação mais simples do metanal é como formol, que consiste em uma mistura de metanal e água e pode apresentação no máximo 40% de metanal. O formol é utilizado na conservação de tecidos animais e como desinfetante. O metanol também é empregado na fabricação de medicamentos, explosivos, baquelite e outra diversos polímeros (plásticos) do cotidiano. 

Principal Cetona

  • Propanona

A propanona, também conhecida comercialmente como acetona, apresenta-se em condições ambientes como líquido incolor, volátil, de odor agradável e altamente inflamável. A sua principal utilização é como solvente de tintas, esmaltes e vernizes. Também é muito empregada na extração de óleos vegetais, na produção de medicamentos e na transformação da pasta base de coca em cocaína. Por isso sua comercialização é controlada pela Polícia Federal.

Principal Éter

  • Etoxietano ou éter etílico

O etoxietano, também conhecido como éter comum, apresenta-se em condições ambientes como um líquido incolor, muito volátil, de odor agradável e bastante inflamável. Devido a sua volatilidade e inflamabilidade, o manuseio de éter requer muito cuidado e atenção. 

Possui ação anestésica e, por isso, foi muito utilizado em cirurgias no século XIX, por causar alguns efeitos colaterais após a anestesia, ele foi sendo substituído ao longo da história por outros anestésicos.

Atualmente, o éter comum é muito empregado como solvente de óleos, gorduras, resinas e também pode ser usado no refino da cocaína. Por isso sua comercialização é controlada pela Polícia Federal.

Principal Ácido Carboxílico

  • Ácido Entanóico

O ácido etanóico, também conhecido como acético, apresenta-se em condições ambiente como um líquido incolor, de sabor azedo e cheiro bem acentuado. No estado sólido, possui um aspecto muito semelhante ao do gelo. Por essa razão, também é conhecido como ácido acético glacial. É encontrado no vinagre com uma concentração em massa que varia de 5 a 10%. Na indústria é empregado na fabricação de perfumes, essências, corantes e seda artificial. 

Principal Amida

  • Uréia

A uréia também conhecida como carbamida, é um sólido branco, cristalino e solúvel em água. Constitui um dos produtos finais do metabolismo das proteínas nos mamíferos, sendo eliminada na urina. Um homem adulto elimina cerca de 30 gramas de ureia por dia na urina.

É largamente usada como adubo, na alimentação do gado, na produção de hidratantes, como estabilizador de explosivos e na produção de resinas. Vários de seus derivados também são importantes na medicina, pois dão origem a medicamentos para o tratamento da ansiedade.

Principais Haletos

  • Clorofómio (CHCl3)

Possui ação anestésica, mas, atualmente, a sua principal aplicação é como solvente. A sua utilização como anestésico foi abandonado devido a sua toxicidade. 

Alguns haletos são utilizados de forma inadequada como como entorpecentes. Um exemplo é o lança-perfume, uma droga manufaturada com solventes químicos à base de cloreto de etila. 

  • Cloreto de Vinila ou Cloroeteno

É a matéria-prima para fabricação do polímero PVC, utilizado na produção de canos de água e fios elétricos, mangueiras, embalagens plásticas e etc. Os discos de vinil também são feitos de PVC.

  • Freons

São haletos são constituídos por carbono, cloro e flúor (CCl2F, CCl3F e etc…), utilizados como gases refrigeradores e propelentes em aerossóis. Os freons destróem a camada de ozônio.

Menina sem rosto, olhando para dentro da geladeira Foto gratuita
Refrigeradores já foram produzidos com gases responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Imagem: Alimento foto criado por freepik – br.freepik.com


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of