Fala, Gás Nobre! 

As provas do ENEM tiveram várias mudanças nos últimos tempos. Uma mudança importante, e que você já deve estar ligado, é que a prova está cada vez mais interdisciplinar.

Isso quer dizer que há cada vez mais questões que exigem que você saiba relacionar as ciências da natureza! 

Ontem (03/07) saiu a notícia que até 2020 o ENEM será digital. A partir do ano que vem, você  poderá escolher entre a prova impressa ou a digital. As opiniões estão divididas entre aqueles que são à favor da mudança e aqueles que não acreditam ser uma opção viável.

VAMOS ENTENDER MELHOR ?

EM 2020, ou seja, na prova do ANO QUE VEM o INEP irá permitir que parte dos alunos façam a prova em um ambiente digital! Mas como isso vai funcionar? 

Você está enganado se se imaginou fazendo a prova em casa de pijama e um professor do seu lado dando aquela ajudinha! 

To de boassa

Vamos pensar um pouco sobre como as provas são feitas hoje. Há todo um procedimento específico que deve ser seguido por você, gás nobre, e pelos fiscais de prova! Você não pode ficar com seu celular ligado, deve utilizar uma caneta transparente, tudo com o objetivo de evitar a cola! 

No ano que vem, em um projeto de teste o ENEM será aplicado de maneira digital para 50 mil alunos e terá um custo de 20 milhões de reais! Um valor alto, certo? Seria ainda mais caro se fosse necessário adquirir os computadores que serão utilizados nos dois dias de prova.

Mas o INEP informou que serão utilizados os computadores de instituições de ensino já equipadas. O que pode ser um desafio em termos técnicos, as máquinas podem ser velhas ou estarem estragadas, o que exigirá certa manutenção.

O MEC defende que financeiramente valerá a pena o custo da transição, já que todos os anos gasta-se com a impressão  e aplicação das provas cerca de R$ 400 milhões! Mas será que esses 20 milhões não poderiam ser gastos atendendo outras necessidades da população brasileira? 

Tem muita coisa que precisa ser feita para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, como por exemplo criar mais escolas, reformar as já existentes! 

Ampliar o número de laboratórios de informática e ciências da natureza nas escolas! É importante que o poder público priorize questões básicas também! 

Mas você deve estar aí pensando: Ok, até aqui entendi! 

 MAS E COMO ELES VÃO EVITAR A COLA? 

Isso a gente ainda não sabe responder, os responsáveis apenas afirmam que tudo isso está sendo levado em consideração para o teste em 2020. Provavelmente os fiscais ainda terão importante papel, mas que além disso programas que bloqueiem o acesso à internet serão utilizados. E não, você não vai poder usar o seu celular para tirar uma selfie durante a prova! 

O MEC enfrentará uma série de desafios tecnológicos para colocar essa ideia em prática, é importante que já comecem a se preparar! Já pensou se há alguma falha no sistema como aconteceu no dia de liberação do resultado do SISU? 

Após esse primeiro teste alguns ajustes devem ser feitos e de 2021 até 2025 o número de inscritos que irão fazer a prova digital só irá aumentar! Isso é ótimo para o  meio ambiente! Pense na quantidade de papel que será poupada! 

Por isso é importante se você vai fazer o enem nos próximos anos comece a treinar a resolução de questões no meio digital! O plano é que em 2026 ninguém mais faça a prova impressa. Agora, para as questões de química, física e matemática que envolvem cálculo a gente vai torcer para poder usar rascunho na hora! Já pensou ter que resolver tudo de cabeça?! Complicado né?

Inclusão digital

Com o ENEM 100% digital precisamos discutir a inclusão digital da população brasileira. Será necessário garantir que nas escolas públicas os recursos digitais existam e sejam utilizados com frequência e de forma correta pelos professores e estudantes. 

Se pensarmos na realidade do nosso país há muitos locais que mal tem acesso à escolas, que o estudante precisa caminhar por quilômetros ou pegar um barco para pode ver uma aula. Você acha que computador e internet estão disponíveis nestes locais? É bem possível que não! 

Outro ponto importante desse projeto é ampliar o número de vezes que a prova acontece no período de um ano! Isso parece ótimo para você estudante, certo? Mas há um grande desafio a ser superado pelo instituto que organiza o exame. 

Todos os anos novas questões são produzidas, e digamos que o estoque existente é suficiente para que duas provas anuais sejam realizadas além da prova de reserva. Para aumentar o número de vezes de aplicação o banco de questões precisa crescer, o INEP não confirma, mas estima-se que existam cerca de 2 mil questões prontas e que estão muito seguras em uma sala da sede em Brasília. 

No novo modelo de aplicação digital e com maior frequência será necessário acrescentar DEZ MIL QUESTÕES ao banco! Muita coisa né? 

Agora tem uma coisa muito importante que não vai mudar! A correção do exame continuará seguindo a metodologia “anti-chute” do ENEM, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

O que é o TRI?

Para montar a prova são selecionadas questões fáceis, médias e difíceis! Se o candidato acertou mais questões fáceis e apenas uma difícil o sistema interpreta que a questão difícil foi acertada na base do chute e assim esse candidato pontuará menos do que aquele que acertou questões fáceis e um número maior de questões difíceis! 

Apesar do grande número de questões que terão que ser adicionadas, isso abre novas possibilidades para a forma como a prova é elaborada! Já pensou que interessante seria se os mapas, imagens e gráficos utilizados fossem interativos? Ou então que para resolver uma questão de língua estrangeira você pudesse ouvir uma música ou ver um vídeo? 

Outra vantagem, que pode ser um benefício para você é a redação! Já pensou que você não vai ter que fazer um rascunho e depois passar a limpo? Que poderá fazer várias alterações no texto antes de entregar a versão final!? Há sem dúvidas pontos positivos e negativos para o ENEM DIGITAL! 

Agora que já explicamos para vocês sobre as mudanças que irão acontecer, conta nos comentários qual a sua opinião sobre essa novidade?! Acha que vai dar certo? Acha que não? 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of