Imagino que talvez vocês estejam um pouco ansiosos com a situação que estamos enfrentando, mas tomando os devidos cuidados nós vamos juntos controlar essa pandemia! Afinal de contas temos tecnologia e conhecimento científico necessário para isso!

No texto de hoje eu quero trazer uma curiosidade pra vocês sobre uma palavrinha que está na boca do povo nesse momento: A QUARENTENA! 

Ao ler a palavra quarentena a primeira coisa que deve vir a sua cabeça é o número 40, certo? Então, na minha também, e nós não estamos errados!

Apesar de recentemente as autoridades competentes pedirem para ficarmos em uma quarentena de 14 dias a palavra quarentena tem sim tudo a ver com o número quarenta.

Quer saber como?

Bom, tudo começou com a peste bubônica, popularmente também chamada de peste negra. A doença era transmitida pelas pulgas que estavam nos ratos, por mordidas de roedores e pelo ar. Ou seja, muitas vias de infecção. Essa pandemia, entre 1347 e 1351 dizimou metade da população europeia. 

A cidade de Raguzza, no território da República de Veneza, que hoje é atual Dubrovnik na Croácia, cidade onde foi filmada a série Game of Thrones, era um ponto de chegada de navios na Itália, ou seja, muita gente de todo lugar do mundo chegava ali diariamente.

E naquela época epidemias eram relativamente comuns. Por isso adotava-se a medida de manter os navios ancorados a certa distância por 30 dias antes de autorizar o desembarque. 

No século XIV aconteceu a pandemia de peste bubônica, e a medida de manter os navios afastados por um determinado período de tempo contribuiu para o controle dessa doença. 

E no século XV o senado de Veneza determinou que o período de isolamento em caso de doenças, deveria ser de 40 dias. Dessa forma surgiu o termo quarentena, que hoje se refere a qualquer período de tempo onde pessoas ou cargas provenientes de áreas onde há doenças contagiosas ficam sob observação.

Mas Professor, por que então quarentena não é de 40 dias para o coronavírus e sim, apenas 14?

Gás Nobre, o tempo de quarentena de cada doença vai depender de quanto tempo o agente patológico (aquele que causa a doença) pode demorar para se manifestar no organismo. No caso do Covid- 19 esse período é de 14 dias. 

Por isso o pedido das autoridades agora é para que todos fiquemos em casa por pelo menos duas semanas. Esse período inicial fará grande diferença na contenção da disseminação do vírus e teremos um número significativamente menor de infectados. 

Saibam também que esse tempo de isolamento social pode ser prorrogado caso os órgãos públicos determinem que é necessário. 

Então querido estudante, faça a sua parte. Evite sair às ruas, assim você preserva a sua saúde e a saúde de todos ao seu redor. E claro, conte comigo e com nosso time de professores para continuar seus estudos de onde estiver acessando o cienciaemacao.com.br

Nós vamos juntos controlar essa pandemia.

Assista ao meu vídeo sobre o assunto:

Um grande abraço e reage! =)

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of