O equilíbrio químico, é um dos conceitos mais importantes no estudo da Química.

Algumas reações químicas ocorrem completamente, devido ao consumo total de pelo menos um dos reagentes participantes da reação. Esse tipo de reação é irreversível. Quando isso não ocorre e, portanto, a reação não se completa totalmente, temos uma reação reversível.

Reações Irreversíveis

Nas reações irreversíveis, os reagentes são convertidos em produtos e não ocorre reação no sentido inverso. É o caso das reações de combustão, por exemplo, note que na reação de combustão do metano os produtos formados são dióxido de carbono e água:

CH4 + 2O2(g)  →  CO2(g)  +  2H2O(l)

Será possível formar metano novamente através desses compostos (produtos da reação)? Não! Seria ótimo se isso acontecesse não é mesmo? Se fosse assim, não teríamos problemas com a escassez dos combustíveis fósseis.

Então temos que esse tipo de reação ocorre em um único sentido e é representada por  →

Reações Reversíveis

Já nas reações reversíveis, os reagentes são convertidos em produtos e os produtos são convertidos em reagentes. Veja o exemplo da reação de decomposição do carbonato de cálcio:

CaCO3(s)    CaO(s) + CO2(g)

O carbonato de cálcio se decompõe em óxido de cálcio e dióxido de carbono. Esses produtos podem se juntar novamente e reconstituir o reagente, o que não acontece com os produtos da reação de combustão do metano. Logo, a reação ocorre nos dois sentidos simultaneamente, ou seja, os reagentes são transformados em produtos e os produtos são transformados em reagentes ao mesmo tempo.

Então temos que esse tipo de reação ocorre em dois sentidos e é representada por

Mas como tudo isso acontece? No início de um processo reversível, a reação ocorre no sentido do consumo dos reagentes e da formação dos produtos, e assim que são formadas algumas moléculas do produto, a reação no sentido inverso começa a ocorrer também. As concentrações dos reagentes e dos produtos variam e quando param de variar, ou seja, quando a concentração dos produtos e reagentes ficam constantes, o processo atinge o equilíbrio.

Obs: As concentrações são constantes, porém não necessariamente são iguais!

Temos que o equilíbrio só pode ocorrer em reações que são reversíveis.

Química em Ação

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of