Em uma solução, se você for adicionando soluto e mais soluto, ela vai se tornando mais concentrada, até chegar ao ponto de não dissolver mais esse soluto. Senso assim, temos que existe uma quantidade máxima de soluto possível de dissolver em um solvente, em uma dada temperatura. Essa quantidade máxima é chamada de coeficiente de solubilidade.

Classificação das soluções

A quantidade de soluto dissolvido em uma certa quantidade de solvente faz com que as soluções sejam classificadas em: insaturada, saturada e supersaturada.

Soluções insaturadas: a quantidade de soluto dissolvido é inferior ao coeficiente de solubilidade

Soluções Saturadas: a quantidade de soluto dissolvido é igual ao coeficiente de solubilidade. Podendo possuir ou não corpo de fundo.

Soluções Supersaturadas: a quantidade de soluto dissolvido é superior ao coeficiente de solubilidade. Lembrando que esses sistemas são instáveis e só existem em condições especiais.

Veja o exemplo do gráfico a seguir:

Observando o gráfico, temos que:

  • Ponto A:

A quantidade de soluto presente em 100 g de água de solvente (água), à temperatura de 20ºC, é de aproximadamente 30g para o ponto A. Como a curva indica a quantidade máxima de soluto numa dada temperatura, podemos verificar que, a 20ºC, essa quantidade é de 15 g. Portanto, no ponto A,temos mais soluto que o máximo que pode ser dissolvido e, consequentemente, a solução é saturada com corpo de fundo.

  • Ponto B:

Está situado sobre a curva e, nesse caso, a quantidade de soluto também é de 30 g, mas a temperatura é de 40ºC. Para tal temperatura, essa é a quantidade máxima que pode ser dissolvida em 100 g de água. Portanto, a solução é saturada.

  • Ponto C:

Nesse ponto, uma massa de 30g de soluto está dissolvida em água à temperatura de 60ºC. Nessa temperatura, a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida é maior que 30g. Portanto, a solução é insaturada.

Basicamente, temos que:

  • Pontos acima da curva: soluções saturadas com corpo de chão;
  • Pontos na curva: soluções saturadas;
  • Pontos abaixo da curva: soluções insaturadas.

Química em Ação

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of