As soluções estão presentes no nosso cotidiano o tempo topo. Por isso hoje eu quero que você leia esse texto sobre o que você precisa saber sobre soluções. 

Hoje de manhã você acordou e teve vontade de tomar suco em pó? Ou então ficou nervoso e decidiu tomar água com açúcar? Nesses dois casos você estava criando soluções ao mistura o suco em pó ou o açúcar na água. 

Solubilidade: o que você precisa saber 

A solubilidade é a propriedade que as substâncias tem se dissolver de forma espontânea em uma substância que denominamos de solvente. 

Na água com açúcar a água é o solvente. Enquanto que o soluto. Quando misturamos o soluto e solvente temos uma solução. No processo de solubilização o solvente é o componente que não tem seu estado físico alterado e sempre está presente em maior quantidade. 

Classificação das soluções

As soluções são classificadas de acordo com o estado físico do solvente, condutividade elétrica, proporção soluto /solvente e quanto ao coeficiente de solubilidade. 

Soluções: o que você precisa saber
As soluções tem seu estado físico determinado pelo estado físico do solvente.

Vamos ver então cada uma delas? 

● Estado físico do solvente ou estado de agregação: 

 São três os estados físicos em que as soluções podem aparecer: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado físico da solução é o estado físico do solvente. Por exemplo, no soro caseiro o solvente é líquido e portanto a solução será líquida. 

● Condutividade elétrica: 

As soluções podem ser classificadas em soluções iônicas ou eletrolíticas e moleculares ou não eletrolíticas. As soluções eletrolíticas conduzem corrente elétrica pela presença de íons livres na solução. 

● Proporção de soluto em relação ao solvente: 

 As soluções podem ser classificadas em diluídas ou concentradas. Mas para isso eu vou te explicar o conceito de coeficiente de solubilidade. 

O coeficiente de solubilidade é a quantidade máxima de soluto que é possível dissolver em um determinado solvente em uma determinada temperatura. 

Uma solução insaturada é aquela em que a quantidade de soluto dissolvido é inferior ao coeficiente de solubilidade. 

Uma solução saturada é aquela em que a quantidade de soluto dissolvido é igual ao coeficiente de solubilidade. 

Uma solução supersaturada é aquela em que a quantidade de soluto é superior ao coeficiente de solubilidade. Esta solução pode ou não ter corpo de fundo (soluto acumulado no fundo).

Então, Gás Nobre, espero que esse texto tenha te ajudado com o que você precisa saber sobre soluções.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre soluções dá play na aula:

Revise os materiais de laboratório nessa postagem: https://cienciaemacao.com.br/principais-vidrarias-equipamentos-de-um-laboratorio-de-quimica/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of