Fala Gás Nobre, tudo bem? Preparado para reagir?

Nesse artigo, vamos falar sobre a teoria cinética molecular, algo que é muito importante para o estudo dos gases. Você conhece essa teoria? Independente de sua resposta, fique comigo até o final, pois tenho certeza que esse artigo vai agregar bastante valor para você.

REVENDO AS LEIS DE BOYLE, CHARLES E GAY-LUSSAC

Gás Nobre, falar de teoria cinética molecular sem rever as leis que envolvem as transformações dos gases, seria um erro de minha parte. Vou fazer uma breve revisão, mas saiba que se por acaso você nunca estudou esse tema, há um vídeo no meu canal com a aula completa sobre isso, onde os professores Ivys Urquiza (do canal Física total) e Rafael Procópio (Matemática Rio), me ajudaram com a explicação:

Por volta de 1660, o cientista inglês Robert Boyle identificou que havia uma relação entre o volume e a pressão de um gás em uma transformação isotérmica (temperatura constante). O raciocínio matemático que descreve essa transformação, é dado por:

Pressão Inicial x Volume Inicial = Pressão Final x Volume Final

Em 1787, o cientista francês Jacques Charles identificou a relação entre o volume e a temperatura de um gás, quando a pressão é constante (transformação isobárica), chegando no raciocínio:

Volume Inicial / Temperatura Inicial = Volume Final / Temperatura Final

Em 1802, outro cientista francês, Joseph Louis Gay-Lussac determinou a relação entre pressão e temperatura de um gás, quando o volume é constante (transformação isocórica ou isovolumétrica). O raciocínio é dado por:

Pressão Inicial / Temperatura Inicial = Pressão Final / Temperatura Final

Inclusive, há algo muito bacana sobre a transformação isovolumétrica: eu e meus amigos gravamos um vídeo na Polônia aplicando esse conhecimento. Ficou curioso(a), não deixe de ver o vídeo logo abaixo, tenho certeza que você vai gostar 😀

REVENDO A EQUAÇÃO GERAL DOS GASES

O tópico anterior se dedicou a revisar as transformações onde uma das variáveis (pressão, temperatura ou volume) permaneciam constantes. Mas e se as três variáveis sofressem alterações? Você se lembra como é a equação geral dos gases?

Caso não, segue a equação:

TEORIA CINÉTICA DOS GASES

A teoria Cinética dos gases foi sintetizada com o intuito de explicar as propriedades e o comportamento interno dos gases. Compreender essa teoria é algo fundamental para o entendimento da pressão que os gases exercem em outros corpos e em várias outras aplicações. Os principais postulados dessa teoria Cinética dos gases, nos dizem que: 

• Os gases são constituídos por um grande número de partículas que estão em movimento contínuo e aleatório, o que justifica a facilidade com que os gases escapam de recipientes.

• O volume das partículas do gás é sempre desprezível. 

• A pressão que um gás exerce é o resultado das colisões das partículas do gás com as paredes do recipiente que o contém. As partículas não perdem energia nas colisões (choques elásticos). 

• A temperatura absoluta do gás é diretamente proporcional à energia cinética média de suas moléculas. Ecinética média = K . T 

• Não existem forças de atração ou repulsão entre as partículas de um gás ideal. As forças intermoleculares são desprezíveis. O comportamento de um gás real se aproxima ao de um gás ideal quando a pressão diminui e a temperatura aumenta. Quanto mais fracas são as forças intermoleculares do gás real , mais o gás se aproxima do comportamento de um gás ideal.

Gostou desta revisão, Gás Nobre? Te espero no nosso próximo texto. 🙂 

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of