A velocidade média de uma reação é a relação entre a variação da quantidade (mol, mol.L-1, massa ou volume) pela variação de tempo (segundos, minutos ou horas). Logo, a velocidade média de uma reação é dada por:

Vm = velocidade média de uma reação = variação da quantidade / variação de tempo (intervalo)

Expressão:

Vm = Δquantidade / Δt

Ao calcular a variação de quantidade do reagente, o resultado será um valor menor do que zero, ou seja, um valor negativo. Isso, pois como vimos no gráfico, a quantidade de reagente vai diminuindo com o decorrer do tempo, porque o reagente é consumido na reação. Enquanto que a quantidade de produto aumenta, visto que está sendo formado na reação.

Então, a fim de não trabalhar com valores negativos na velocidade do reagente, o cálculo da variação da quantidade de um reagente é feito em módulo ou multiplicado por 1.

Vreagente =  [Δquantidade] /  Δt  ou Vreagente = -Δquantidade / Δt

Genericamente para reação a seguir, em que os coeficientes são as letras minúsculas e os reagentes e produtos estão representados pelas letras maiúsculas:

a A + b B → c C

Temos:

Vm reação = VmA/a =  VmB/b = VmC/c

Veja que a velocidade média dessa reação será dada dividindo-se a velocidade média da reação de qualquer uma das substâncias dos reagentes ou a velocidade média de formação de qualquer um dos produtos pelo seu respectivo coeficiente da equação química.

Química em Ação

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of