O Metano é um alcano muito importante!

É um gás inodoro e incolor, altamente inflamável, pouco solúvel em água, sendo um dos principais compostos que potencializa o efeito estufa no mundo. Além de acelerar o processo do efeito estufa, se inalado ele pode causar diversas alterações no ser humano, como desmaios, parada cardíaca, asfixia, dentre outros.

Origem do Gás Metano

O metano é um gás proveniente de diversas fontes, sendo que as principais são:

  • Erupções vulcânicas
  • Decomposição de matéria orgânica
  • Digestão de alguns animais herbívoros
  • Metabolismo de algumas bactérias
  • Extração de combustíveis minerais

Ocorre na natureza a partir da decomposição, na ausência de ar, de material orgânico, tanto de origem animal quanto de origem vegetal. É um dos principais constituintes do chamado gás natural, encontrado em jazidas de petróleo ou em bolsões, mesmo em regiões não-petrolíferas. O metano também é encontrado em jazidas de carvão nos interstícios e nos pântanos.

O Gás Metano e o Efeito Estufa

Um dos maiores problemas ecológicos atribuídos ao metano é que ele é um gás muito poluente que aumenta o efeito estufa no planeta, pois altera a temperatura e o clima do planeta, colaborando assim com o aquecimento global.

Gás Metano e o Bovinos

O processo de digestão de diversos animais herbívoros e ruminantes libera o metano na atmosfera, por exemplo, os bovinos (bois e vacas). Por isso, grandes criações de bovinos tem sido um dos problemas apontados para o aumento do efeito estufa no mundo.

Combustão do Metano

O metano é um gás com alto teor de combustão em contato com o ar. Formado por um radical metila (CH3) ele torna-se altamente inflamável quando entra em contato com o oxigênio (O). Confira abaixo a equação química que esse processo ocorre:

CH4 + O2 → CO + H2 + H2O

Metano: Alternativas Sustentáveis

Uma alternativa sustentável de utilização do metano é a produção de biogás, um biocombustível renovável proveniente da queima da biomassa (lixo e materiais orgânicos). Assim, o chorume, um líquido escuro e viscoso, produzido pela composição de matéria orgânica libera metano, o principal componente do biogás.

Artigo extraído e adaptado do site toda matéria.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of