Quando vamos começar a estudar uma nova ciência é importante saber ao que ela se dedica, por isso responder a pergunta “O que é Biologia?” é essencial. 

A origem da palavra Biologia

A palavra Biologia tem sua origem do grego. Bio significa vida, e logos (-logia) estudo. Por isso dizemos que Biologia é a ciência que se dedica a estudar a vida. A Biologia estuda  as estruturas dos seres vivos, o seu metabolismo, a sua relação com o ambiente em que vive e com os outros seres vivos, as suas estratégias de sobrevivência e reprodução bem com o processo evolutivo pelo qual passam. 

Se a Biologia é a ciência que estuda a vida, o que é vida? Esta é uma das questões mais complexas que pode ser feita para um professor de biologia. Podemos dizer que um ser vivo é aquele capaz de se reproduzir, que apresenta metabolismo próprio e está sujeito ao processo evolutivo. Mas e como explicamos os vírus? Que não apresentam metabolismo próprio e não tem capacidade se reproduzir de forma independente (apenas quando estão infectando uma célula)? 

Para saber mais sobre esta discussão no meio científico clique aqui

As áreas de estudo da Biologia

Por estudar tantos aspectos dos seres vivos, a Biologia é subdividida em diversas áreas. A Biologia Celular se dedica ao estudo das células, suas estruturas e funcionamento. A Botânica estuda as plantas e a Zoologia os animais. A relação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente é estudada pela Ecologia. Nesta última área também são estudados os biomas e impactos ambientais causados pela ação humana.

A Evolução estuda os processos e teorias evolutivas. A Embriologia é a divisão da biologia para estudar os processos reprodutivos e o desenvolvimento dos embriões. A Histologia estuda os diferentes tecidos que forma o corpo humano. A Fisiologia estuda os sistemas que existem no corpo humano e seu funcionamento.

A Microbiologia é a área que se dedica a entender os microorganismos (que não podem ser vistos sem o uso de um microscópio), como as bactérias e protozoários. Na Micologia são estudados os fungos e na Parasitologia os organismos que podem parasitar os humanos e outras espécies. 

O que é Biologia: uma Ciência Complexa

A Biologia é uma Ciência complexa, que permite caracterizar os seres vivos, mas sua importância vai além disso. É esta a ciência que nos permite compreender, por exemplo, como doenças afetam a espécie humana e podem ser evitadas e tratadas. Como seres vivos podem ser utilizados na produção de alimentos ou como podem contribuir nos processos de redução dos impactos ambientais. 

Acompanhe os demais textos do nosso blog para aprender mais sobre o estudo da vida. 

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender Química, Física e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.


Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.


Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *