Fala Gás Nobre, tudo bem? Preparado para reagir?

Atendendo aos pedidos da galera que me pediu para escrever um artigo dando dicas sobre o tópico de reações inorgânicas, organizei 6 dicas matadoras para direcionar os seus estudos. 

Se você está começando a estudar do zero, ou seja, nunca estudou esse assunto, saiba que esse artigo será excelente para que você aproveitar ao máximo essa “caminhada”.

Agora, se você já estudou esse tema, e ainda sente dificuldades, leia todas as dicas com um “olhar” de avaliação dos pontos do conteúdo que você não aproveitou o bastante, principalmente com relação à sexta dica.

Desde já, quero que você saiba que o tema “Reações Inorgânicas” é um universo grande, e que essas dicas são direcionadas para você que deseja perder o medo nos momentos em que esse tipo de assunto é abordado nas questões.

Quero que você elimine de uma vez por todas as suas dificuldades nesse assunto.

Vamos começar?

DICA 1: SAIBA IDENTIFICAR O TIPO DE FUNÇÃO INORGÂNICA

Muitas questões necessitam que saibamos identificar o tipo de função inorgânica, para que possamos saber como uma reação vai se desenvolver. A maioria dos alunos não apresentam dificuldades com relação a isso. Vou fazer um teste com você. Responda:

Você saberia me dizer quais são as funções dos compostos abaixo?

  • H2SO4
  • NaOH
  • CaO
  • NaHCO3

Se você não teve dificuldades para identificar que temos um ácido, base, óxido e sal, respectivamente, você está no caminho certo!

DICA 2: UM CONHECIMENTO SOBRE A NOMENCLATURA E A FÓRMULA DOS COMPOSTOS, É ALGO QUE AJUDA BASTANTE!

Não somente identificar se um determinado composto é ácido, base, óxido ou sal, vem ser algo importante, mas também saber como “pegar” o nome e “passar” para a fórmula, ou então, “pegar” a fórmula e “passar” para o nome.

Muitas questões simplesmente mencionam o nome de um determinado composto, sem escrever a sua fórmula. Para você conseguir escrever a equação, saiba que fazer esse intercâmbio é algo fundamental.

E é nesse momento que muitos alunos cometem erros, principalmente os mais “apressadinhos”. Se você é um aluno que já estudou reações inorgânicas, talvez você sinta dificuldades quanto a isso. A chave para resolver esse problema é: faça muitos exercícios dentro desse tema.

Recentemente escrevi três artigos para o nosso blog, que estão relacionados com essas dicas. Não deixe de ler os artigos abaixo:

👉 Ácidos e Bases no ENEM

👉 Chuva Ácida

👉 Sais: o que você precisa saber

DICA 3: HÁ REAÇÕES CLÁSSICAS E QUE SÃO BASTANTE ABORDADAS

Quem nunca escutou falar que “ácido com base forma sal e água”?

Gás Nobre, há uma série de reações famosas, que constantemente são abordadas nos vestibulares. Saber escrever essas reações, é MUITO importante. Dentre essas reações, vou listar algumas que julgo essencial você dominar a escrita:

ácido + base → sal + água

óxido ácido + base → sal + água

ácido + óxido básico → sal + água

óxido ácido + água → ácido

óxido básico + água → base

Não sei se você reparou, mas os óxidos ácidos e óxidos básicos são muito importantes. Falo bastante deles no artigo de chuva ácida, que recomendei anteriormente.

Ah, e antes que eu me esqueça: essas são algumas, dentre várias reações, tá ok?

DICA 4: DÊ ATENÇÃO ESPECIAL PARA AS REAÇÕES DE SIMPLES TROCA OU DESLOCAMENTO

Gás Nobre, se você pretende fazer alguma prova que costuma ser bastante conteudista, principalmente as provas de segunda fase ou discursivas, tenha certeza que a temática das reações de simples troca ou deslocamento, terão grandes chances de serem abordadas.

E por qual razão?

O motivo é que essas reações cobram do candidato a capacidade de empregar o conhecimento sobre a fila de reatividade dos metais e ametais, verificar se a reação pode ou não ocorrer, ou até mesmo, relacionar a abordagem com outros temas, como por exemplo: termoquímica, cálculo estequiométrico, soluções ou reações de oxirredução/eletroquímica.

Digamos que através de 1 reação química, podemos abordar diferentes assuntos que contemplem vários tópicos do edital de uma prova. Bancas mais exigentes adoram essa possibilidade. 

Então não se esqueça: dê uma atenção especial para as reações de simples troca ou deslocamento!

DICA 5: SAIBA EFETUAR O BALANCEAMENTO DE UMA EQUAÇÃO

De nada adianta empregar horas nos estudos das reações, se a gente não souber efetuar um balanceamento, não acha?

Pois bem, pensando nisso, saiba que temos aqui no nosso blog dois super artigos desse tema:

👉 Balanceamento por tentativas

👉 Balanceamento oxirredução

DICA 6: FAÇA MUITOS EXERCÍCIOS

Parece clichê, não é? Mas acredite: fazer exercícios vai lhe proporcionar:

  • entender as aplicações dos compostos no nosso cotidiano
  • aumentar a fluência no momento de escrever uma equação
  • ver os casos específicos

Um erro comum, é deixar de ler os enunciados das questões. Principalmente os que possuem textos longos, que abordam o contexto das substâncias que vão reagir. Não faça isso! Durante a sua preparação, leia com calma os enunciados, pois isso pode ser valioso no momento da sua prova, tendo em vista que os vestibulares valorizam bastante a questão da contextualização.

Gás Nobre, você sabe que sou muito preocupado com o seu aprendizado, e além de mostrar o caminho que você deve seguir, também gosto de sugerir alguns vídeos do meu canal. Logo abaixo, seguem alguns vídeos que estão relacionados com esse artigo. Assista-os assim que possível 😀

👉 Curso de Funções Inorgânicas

👉 Reações de Simples Troca ou Deslocamento

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of