Os átomos fazem ligações químicas para adquirir estabilidade. Sabe por quê?

Regra do octeto: estabilidade

Tudo no universo tende a caminhar no sentido de menor energia. E é justamente isso que acontece, quando os átomos fazem ligações químicas, pois liberam energia nesse processo. Como consequência, ocorre o aumento da estabilidade!!

Mas nem todos os átomos dos elementos da tabela periódica, precisam estabelecer ligações químicas com outros átomos para adquirir estabilidade. É o caso dos gases nobres! Esses elementos pertencem ao grupo ou família 18 da tabela periódica e como o próprio nome sugere, nas condições ambientes são encontrados no estado gasoso, na forma de átomos isolados, cuja principal característica química é a grande estabilidade. Logo, se são muito estáveis, possuem pequena capacidade de se combinar com outros elementos.Mas o que esses átomos possuem que os outros não têm? A estabilidade desses átomos está relacionada ao fato de apresentarem os seus orbitais “s” e “p” do nível de valência totalmente preenchidos. Veja:

Note, que todos os gases nobres possuem oito elétrons no último nível de energia, com exceção do hélio que possui apenas a primeira camada. Contudo, temos que os átomos se ligam uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com oito elétrons, assim como os gases nobres. Desta maneira, o átomo adquire a estabilidade! Essa é a famosa regra do octeto.

Para os átomos completarem os oito elétrons no último nível de energia ou dois elétrons caso tenham apenas o primeiro nível, eles terão que ganhar, perder ou compartilhar elétrons.

Mas saiba que a regra do octeto não é absoluta! Existem vários compostos estáveis que não apresentam oito elétrons na última camada. Portanto, muitas substâncias desobedecem a regra.

Representação dos elétrons

Para representar os elétrons da camada de valência (que são os envolvidos na ligação) usamos o símbolo de Lewis. O cloro possui 7 elétrons na camada de valência e o oxigênio 6 elétrons. Veja como são representados usando o símbolo de Lewis:

Veja que em volta do símbolo do elemento, os elétrons são representados com ponto(.).

Química em ação

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of