Você sabia que um composto de veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para aliviar a dor crônica?

Cientistas descobriram uma maneira de reduzir sua toxicidade e aumentar as propriedades analgésicas do composto.

A crotoxina, encontrada no veneno dessa espécie de cascavel (Crotalus durissus  ssp. terrificus ), já é bem conhecida por ser um analgésico anti-inflamatório e um paralisador muscular. Mas também é extremamente tóxico. O novo estudo mostra que a crotoxina pode ser menos mortal se for utilizada em uma nanoestrutura de sílica SBA-15.

Com base em testes em animais, essa crotoxina contida em sílica pode oferecer alguma esperança para milhões de pessoas que sofrem de dor neuropática. Essa dor acontece onde os nervos danificados ou um sistema nervoso defeituoso causam sensações de ardência ou picadas. Analgésicos comuns geralmente não afetam esse tipo de dor nos nervos.

“Estou estudando crotoxina desde 2011”, disse a farmacologista Gisele Picolo à agência Agência FAPESP . “Os resultados são positivos em termos de efeito analgésico, mas sua toxicidade sempre foi uma restrição”.

“Usar sílica foi uma ótima idéia. É a primeira vez que as duas moléculas são combinadas”.

O que é a Sílica?

A sílica SBA-15 é um tipo de nanomaterial poroso desenvolvido originalmente para a produção de vacinas – pode ajudar a retardar a reação química desencadeada por uma vacina, para que sejam produzidos anticorpos suficientes. Nessa pesquisa ela está protegendo contra as toxinas presentes no veneno.

Experimentos em camundongos com uma condição semelhante à dor neuropática mostraram  que, uma vez adicionada a nanoestrutura de sílica SBA-15, mais crotoxina poderia ser aplicada antes que os efeitos colaterais fossem notados.

Testes adicionais mostraram os efeitos analgésicos da crotoxina que duram mais com a adição de sílica SBA-15. Em um teste, uma dose única foi suficiente para reverter a hipernocicepção (a sensibilidade aumentada a estímulos dolorosos) por 48 horas.

Ao examinar os receptores individuais de dor nos ratos, os cientistas conseguiram determinar que a adição da nanoestrutura SBA-15 não estava alterando os mecanismos que a crotoxina usa para aliviar a dor. Além disso, a sílica evita a decomposição do composto no estômago, o que significa que pode ser administrado por via oral.

Os primeiros sinais são muito promissores, mas ainda estamos longe de um analgésico inspirado em crotoxina – até porque não temos como sintetizá-lo em massa no laboratório.

“A crotoxina é uma molécula grande com uma estrutura complexa que é difícil de replicar em laboratório; portanto, o uso em escala está muito longe”,  diz Picolo .

O trabalho para tentar disponibilizá-lo como um medicamento adequado para seres humanos ainda continua, com todos os benefícios terapêuticos da crotoxina e com a menor toxicidade possível.Traduzido/adaptado: https://www.sciencealert.com/scientists-have-worked-out-how-to-safely-use-rattlesnake-venom-as-a-painkiller

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of