Fala, gás nobre, tudo bem? Neste post, vou falar sobre Química. Mas, calma, não vai ser do jeito que você está acostumado a ver nas aulas. Nós vamos ver como a Química está presente no dia a dia.

A Química nada mais é do que a ciência que estuda a matéria, suas propriedades e transformações. Embora a gente não perceba, existem diversos elementos químicos que estão na nossa vida cotidiana: nas coisas que comemos, no ar que respiramos, nas bebidas que tomamos etc.

Mas você sabe quais são esses elementos e onde eles estão presentes? Acompanhe o meu post e descubra!

Os elementos químicos do nosso dia a dia:

👉 Essenciais para a vida

Vamos começar pelo que sustenta a maioria das formas de vida neste planeta: o ar que respiramos. Muito se fala do oxigênio (O), mas você sabia que o elemento químico em maior quantidade no ar é o nitrogênio (N)? Mas não são só eles: essa coisa invisível que inspiramos também é formada por outros compostos, como argônio (Ar) e hidrogênio (H).

Falando em hidrogênio, não podemos esquecer outro elemento essencial para a vida na Terra: a água. Cerca de 70% do nosso planeta é formado de água, mais ou menos a mesma porcentagem da composição do corpo humano. Ou seja, sem água, nós nem estaríamos aqui. 

Embora a água potável contenha uma série de sais minerais, a composição básica da água nós sabemos bem: H2O, dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

E você se lembra de alguma reação química essencial para a vida e que envolve esses elementos que citamos até agora? O processo de fotossíntese, realizado por plantas, algas e algumas bactérias, transforma, por meio da energia luminosa do sol, água (H2O) e gás carbônico (CO₂) em oxigênio (O₂) – e também açúcares, não esqueça.

Lembre-se da fórmula simplificada da fotossíntese: 6 CO₂ + 6 H2O → C6H12O6 + 6 O2

Pegando o gancho de mais um letrinha que aparece na reação da fotossíntese, devemos falar de outra “base da vida”: o carbono (C). A vida na terra é toda baseada em carbono. Afinal, todos os compostos orgânicos possuem átomos desse elemento químico na sua composição.

Leia mais: Ligações Iônicas no nosso cotidiano

👉 Alimentação

A Química também está presente na nossa alimentação, por meio da qual devemos ingerir nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Um exemplo bastante conhecido é o potássio (K).  em grande quantidade na banana e nos peixes, é um dos eletrólitos mais importantes para o corpo humano. Entre outras coisas, o potássio é fundamental para as funções musculares. Não à toa, muitos atletas consomem bananas durante os exercícios, para ajudar a evitar cãibras e lesões.

Falando em eletrólitos, eles nos ajudam a entender os elementos químicos que fazem parte do nosso dia a dia. Juntamente com o potássio, outros exemplos são:

  • Cálcio (Ca): influência na formação dos ossos e dentes e também na regulação do ritmo cardíaco. Está presente em alimentos nos vegetais verdes escuros e nos laticínios.

Sódio (Na): um dos elementos que compõem o sal de cozinha (NaCl ou cloreto de sódio), é fundamental para as funções vitais, especialmente na transmissão de impulsos nervosos.

Agora que falamos de alimentos, podemos falar do que acontece quando os ingerimos. Ao comemos, nosso cérebro estimula a produção de substâncias que vão fazer a digestão da comida, para que seus nutrientes possam ser absorvidos pelo organismo.

Uma dessas substâncias é o ácido clorídrico (HCl), formado por hidrogênio e um novo elemento químico na nossa lista: o cloro (Cl). Mais do que ajudar a compor esse ácido importante, o cloro é um mineral fundamental para o corpo humano, ajudando, entre outras coisas, na manutenção do pH sanguíneo.

Outro uso bastante comum do cloro é na potabilização da água consumimos, tornando-a apta para consumo humano.Por fim, não podemos falar de corpo humano e alimentação sem citar o ferro (Fe). Afinal, esse é um dos componentes fundamentais da hemoglobina do nosso sangue, responsável por levar oxigênio até as células e delas trazer o dióxido de carbono. A falta de ferro é uma das causas da anemia. Por isso, não deixe de comer seu feijão todos os dias!

Leia mais: Ligações Covalentes no cotidiano: Parte I

👉 Aplicações diversas

Como comentamos, existem elementos químicos presentes em tudo ao nosso redor. Vamos ver mais alguns exemplos:

  • Alumínio (Al): usado em diversas indústrias, como na fabricação de panelas e ligas metálicas mais leves.
  • Flúor (Fl): é adicionado aos cremes dentais para proteger os dentes e também é utilizado no tratamento da água.
  • Lítio (Li): sem ele você não viveria. E não porque é essencial para a vida, mas porque é um dos principais componentes das baterias de celulares e notebooks.
  • Magnésio (Mg): importante nutriente para o corpo, mas também utilizado na produção de ligas metálicas.
  • Mercúrio (Me): presente nos termômetros antigos, além de pilhas e baterias.

Leia mais: O que é a tabela periódica e como utilizá-la?

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os principais elementos químicos que fazem parte do seu dia a dia? Então deixe um comentário ali embaixo 🙂

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of