Fala, Gás Nobre, tudo bem?

Como você já deve ter percebido, o meu blog é focado na Química. E, embora pareça óbvio, eu gosto de enfatizar isso porque, quando eu falo em Química, muita gente já torce o nariz e se apavora.

E muito disso não é tanto por não gostarem da disciplina: tem gente que simplesmente não sabe muito bem o que essa matéria estuda. Assim, neste post eu resolvi contar um pouco melhor, afinal, qual é o objeto de análise e estudo da Química. Preparado? Então, bora!

Afinal, o que a Química estuda?

A Química é uma das áreas das Ciências da Natureza (também composta pela Biologia e pela Física) que analisa a matéria, sua constituição, suas propriedades, transformações e a energia envolvida nesses processos.

Assim, a matéria é o principal objeto de estudo desse campo do conhecimento, e a definição de matéria é “aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa”. Em outras palavras, tudo aquilo que é físico ou material ao redor de nós, inclusive nós mesmos. Qualquer que seja a forma e origem, estando morto ou vivo, não existe nenhum material que não seja estudado pela Química.

Leia mais: Conheça os elementos químicos que fazem parte do seu dia dia

Qual é a importância da Química?

A Química é a ciência que nos ajuda a entender basicamente todos os processos pelos quais a matéria passa, da fervura da água ao funcionamento de uma bomba atômica. Em termos práticos, a aplicação da Química aos processos industriais e desenvolvimento de novos produtos trouxe benefícios incalculáveis à toda a humanidade.

Um exemplo emblemático disso é o descobrimento de medicamentos, como a dipirona, o omeprazol, a penicilina e o taxol que, quer sejam naturais ou sintetizados em laboratório, têm contribuído para aliviar e curar muitas doenças. Isso, por sua vez, contribuiu para aumentar a expectativa de vida da população.

Outro aspecto essencial do estudo da Química para nós seres humanos é que ele auxilia no desenvolvimento de novos alimentos, combustíveis, materiais como o náilon e o polietileno, produtos cosméticos e de higiene pessoal, petroquímicos, tintas, vernizes etc. Em resumo, pode-se dizer que o estudo da Química é essencial para nosso desenvolvimento enquanto sociedade.

Leia mais: Substâncias químicas que combatem as pragas

Alquimia vs. Química Moderna

A prática que deu origem à Química foi a Alquimia, muito comum na Idade Média, e que combinava arte, ciência e “magia”. Um dos objetivos primordiais da Alquimia era desenvolver a Pedra Filosofal, que, em teoria, poderia criar o Elixir da Imortalidade, curar todos os males, garantir longa vida e transformar metais comuns em outro.

Ao buscar esse objetivo, muitas substâncias químicas foram descobertas e criadas, e equipamentos de laboratório foram desenvolvidos para fazer experiências. O que foi aprendido pelos alquimistas acabou dando base à Química Moderna, que surgiu no século XVIII.

Esse surgimento se deu à medida em que os pesquisadores foram deixando de lado as teorias alquimistas e adotando métodos experimentais para explicar os processos ocorridos. O cientista Lavoisier é tido como pai da Química Moderna devido à sua enorme contribuição para essa ciência e consolidação do método científico como novo modo de estudar os processos químicos.

Leia mais: Tratamento de Água e Esgoto

Quais são as principais divisões da Química?

À medida que os estudos na Química foram se aprofundando, essa ciência foi sendo dividida em alguns ramos, para que os cientistas focassem seus conhecimentos em áreas mais específicas, e também para facilitar o estudo dos conhecimentos que a compõem. Entre as divisões mais importantes da Química podemos citar:

  • Química Geral: estuda os estados físicos e propriedades da matéria, substâncias e misturas e composição do átomo;
  • Química Ambiental: estuda os processos químicos no meio ambiente, como ciclos biogeoquímicos, chuva ácida, efeito estufa e aquecimento global, poluição etc.;
  • Química Analítica: analisa materiais e ajuda a compreender a sua composição e quantidade de sistemas químicos;
  • Química Inorgânica: estuda os elementos químicos, seus compostos e suas reações;
  • Química Nuclear: estuda as reações nos núcleos dos átomos e como esses processos são aplicados pela humanidade. Exemplos: elementos radioativos, fissão nuclear, fusão nuclear, radioatividade, entre outros;
  • Química Orgânica: estuda os compostos do carbono e suas reações;
  • Bioquímica: estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos;
  • Físico-Química: estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que ocorrem nas reações químicas em escalas macroscópicas e atômico-molecular;

Espero que você tenha compreendido melhor o que a Química estuda, entendido sua importância e visto por que, afinal de contas, precisamos conhecer bem seus processos. Estando ciente de tudo isso, ela deixa um pouco de ser um bicho de sete cabeças, não é mesmo? E se você quiser uma ajuda para aprender Química para o Enem e outros vestibulares, venha estudar com a gente e realize seu sonho de cursar uma universidade!

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of