Fala, Gás Nobre, tudo certo?
Você sempre foi uma pessoa aficionada por Ciências e adorava as aulas em que o professor fazia experiências no laboratório? Gosta de ver materiais mudando de estado e o resultado de um experimento? Tem interesse em entender mais sobre as transformações que acontecem na natureza e em nosso corpo? Então é bem possível que você seja um forte candidato a tentar uma carreira na área da Química.
Mas se falando assim esse campo da Ciência ainda parece meio abstrato e você não consegue visualizar quais profissões poderia seguir nesse setor, então preste atenção ao nosso post, pois nele, listamos alguns dos trabalhos mais comuns para quem segue na Química.
E aí, que tal conferir se você e a Química têm um futuro juntos? Então simbora!
10 carreiras para quem gosta de Química
1. Ensino
Se você se vê dando aulas para alunos dos ensinos fundamental, médio, superior e até mesmo para estudantes da pós-graduação, a Química pode ser para você. Afinal, uma das carreiras mais populares para quem estuda essa Ciência é a docência, ou seja, ser professor.
Para isso, é necessário que o profissional, além de possuir título de bacharel em Química, tenha também o título de licenciatura, que possibilita à pessoa dar aulas. Caso queira dar área na graduação, muitas faculdades e universidades vão exigir também que você tenha mestrado e/ou doutorado.
Além disso, o profissional que escolher essa alternativa precisa gostar muito de lidar com outras pessoas – afinal, terá diversos alunos – e ter uma boa dose de didática. Apesar de não ser uma carreira fácil, já que a profissão de professor não é sempre valorizada no Brasil, essa é uma carreira muito gratificante, pois você será responsável por disseminar conhecimento para centenas de pessoas.
2. Gestão de Qualidade
Gestão de qualidade é um segmento da Química que controla a qualidade do que é produzido em determinada indústria, principalmente na de alimentos e medicamentos. O profissional que trabalha nesta área vai determinar e aplicar os padrões de qualidade em uma cadeia de produção dos setores citados acima, do armazenamento até o descarte. Este setor envolve diversos profissionais da química, sejam químicos, técnicos ou engenheiros, pois cabe a estes profissionais o rígido controle de qualidade dos produtos seja no controle da matéria-prima, da produção ou do que é produzido, utilizando-se de diversas técnicas de análise.
3. Materiais
O químico que atuar nesta área trabalhará com profissionais do campo de Engenharia de Materiais, desenvolvendo novas práticas para a fabricação de materiais como aço, ligas metálicas, cerâmicas, polímeros, vidros, entre outros, além de trabalhar no desenvolvimento e pesquisa sobre novos materiais que poderão ser utilizados na indústria, na construção civil, na medicina, entre outras áreas.
4. Pesquisa
A pessoa que escolher trabalhar em pesquisa na área de Química provavelmente atuará na indústria, institutos de pesquisa, laboratórios, órgãos governamentais e universidades, testando e descobrindo novos conhecimentos, aplicações de determinados produtos, melhorias em processos, desenvolvimento de técnicas de análise, síntese de novos produtos, entre outros.
Também chamada de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), esse campo tem uma função essencial, pois contribui diretamente com grandes inovações.
5. Química Ambiental
Quem trabalha com Química Ambiental tem muitos caminhos a seguir. Um deles, por exemplo, é acompanhar e desenvolver técnicas de tratamento de resíduos industriais. Além disso, esse profissional é quem realiza avaliações, pareceres, perícias e vistorias e organiza medidas de conservação ambiental. Ele também pode monitorar e controlar riscos de contaminação em diversos locais.
Leia mais em: Química Ambiental no ENEM
6. Química de Alimentos
Quem segue nesse caminho da Química pode trabalhar com controle de qualidade, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos em indústrias alimentícias. Além disso, essa pessoa também pode pesquisar a composição química de alimentos e maneiras de produzi-los, armazená-los e distribuí-los.
7. Química de Petróleo e de Biocombustíveis
Essa área também é conhecida como petroquímica, e é um setor muito atrativo, em especial em cidades como o Rio de Janeiro, que é um dos maiores polos de produção petrolífera no Brasil.
O profissional desse ramo trabalha na pesquisa por fontes de energia competitiva, no cuidado com aspectos ambientais ligados à indústria do petróleo, na melhoria da produção de produtos de higiene, borracha, entre outros.
A Química da indústria do petróleo está presente desde a exploração e extração desse recurso até o processamento e atividades para o desenvolvimento sustentável, razão pela qual o profissional dessa área é tão importante e cada vez mais procurado.
Leia mais em:
Petróleo
A Química do Petróleo
8. Química Forense
O químico forense é quem realiza perícias e testes a partir de evidências, como impressão digital, para a solução de crimes. Nessas perícias e testes, o profissional analisa materiais biológicos e outros vestígios extraídos de acidentes ou cenas de crimes. Ele também pode dar o parecer em conflitos judiciais.
Leia mais em: Tipos de Cromatografia
9. Química Industrial
Na Química Industrial e Tecnológica, o profissional vai desenvolver produtos e tecnologias para a indústria. Entre as tarefas realizadas estão o gerenciamento da linha de produção, coordenação da instalação e manutenção de equipamentos, e outros. Além disso, o químico industrial vai avaliar a composição, propriedades e transformação de substâncias aplicadas à indústria.
10. Química Medicinal
Na Química Medicinal ou Química Farmacêutica, estuda-se muito Química, Biologia, Biomedicina e Farmacologia. Ou seja, o ideal é que a pessoa esteja interessada nesses assuntos. A trajetória, em geral, vai unir esses conhecimentos para desenvolver ou melhorar medicamentos.
Bônus: Química nuclear
A Química Nuclear também é uma área muito interessante dentro desta Ciência, pois lida com compostos usados para fins nucleares. Neste campo, o químico lidará diretamente com as transformações dos átomos, provocando reações químicas que servirão de base para o objetivo final, que é gerar energia nuclear.
Leia mais em:
O que é Radiação Nuclear
Como funciona uma Usina Nuclear
–
Gás Nobre, espero que este post tenha ajudado você a conhecer melhor algumas carreiras para quem gosta de Química, e quem sabe despertar seu interesse para esta área tão rica e vasta em oportunidades! E se você quiser um auxílio no seu processo de estudo, venha estudar com a gente e realize seu sonho de cursar uma faculdade!
Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender Química, Física e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.
Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!
Bora reagir e realizar os seus sonhos?
Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.