Fala Gás Nobre, hoje vamos falar sobre a Densidade, que é uma grandeza física que expressa a razão entre a massa de um material e o volume ocupado por ele.

A densidade é uma propriedade específica de cada material, pois relaciona a sua massa (m) com o seu volume (V), podendo ser utilizada até mesmo na identificação de uma amostra de dado material.

Matematicamente, a densidade pode ser calculada utilizando a seguinte expressão:

Ela pode ser representada pela letra “d” ou pela letra grega “ρ”.

O Sistema Internacional de Unidades (SI), define como unidade padrão de densidade, o quilograma por metro cúbico (kg/m³), no entanto, a densidade é comumente representada em gramas por centímetro cúbico (g/cm³) ou em gramas por mililitro (g/mL). 

1g/mL = 1g/cm³ = 1000kg/m³

A densidade é diretamente proporcional à massa do material e inversamente proporcional ao volume do mesmo, ou seja, quanto menor o volume ocupado por um material de determinada massa, maior será sua densidade.

Um clássico exemplo é a famosa pergunta:

“O que pesa mais, um quilo de algodão ou um quilo de chumbo?”

Somos levados a pensar que 1 quilo de chumbo pesaria mais, pois ocupa um volume muito menor do que o algodão, mas isso não é verdade, já que ambos os materiais possuem a mesma massa.

O chumbo, por ser mais denso, ocupa um pequeno volume, enquanto o algodão, mesmo possuindo a mesma massa, ocupa um volume muito maior.

Este exemplo demonstra a dependência da densidade para com a massa e o volume do material.

O volume de uma substância pode sofrer alterações de acordo com a temperatura e pressão, ou seja, se a densidade depende do volume e o volume depende dos valores de temperatura de pressão, a densidade também será uma grandeza que varia de acordo com os valores de temperatura e pressão.

Na tabela a seguir podemos observar a densidade de alguns materiais a 25ºC:

Densidade

Utilizando exemplos da tabela acima, podemos dizer que 1cm³ de água pesa 1g, enquanto 1cm³ de ouro pesa 19,3g, ou seja, o mesmo volume de diferentes materiais apresentam massas bem distintas.

A densidade é também uma propriedade periódica, os elementos mais densos são os localizados na parte central inferior da tabela. O ósmio (Os) e o irídio (Ir) são os elementos mais densos de que se tem conhecimento.

Densidade

Os: 22,5g/cm³
Ir: 22,4g/cm³

Leia mais em: O que é a tabela periódica e como utilizá-la

Já citamos que a massa, o volume, a temperatura e a pressão influenciam na densidade de um material, mas o estado físico em que ele se encontra também irá influenciar na sua densidade.

A grande maioria dos materiais apresenta maior densidade de acordo com o seu estado de agregação, ou seja, possuem maior densidade no estado sólido (grande atração entre partículas) e menor no estado gasoso (pouca atração entre partículas).

Leia mais em: Mudanças de Estado Físico da Matéria

No entanto, algumas poucas substâncias fogem a este padrão, sendo a água uma delas.

A água possui densidade de aproximadamente 1g/cm³ no estado líquido, mas o gelo (estado sólido), possui densidade igual a 0,92g/cm³, por isso observamos os cubos de gelo flutuando numa mistura de gelo e água (líquida), pois é menos denso.

Ou ainda em casos mais extremos, as geleiras e os icebergs, que são enormes massas de gelo que flutuam no mar por possuírem menor densidade que a água.

Leia mais em: Por que o gelo flutua na água?

A densidade não é uma propriedade exclusiva das substâncias puras, as misturas e as soluções também possuem densidade e esta varia de acordo com a concentração de cada componente da mistura/solução.

Um ótimo exemplo para mostrar a diferença de densidade de soluções de diferentes concentrações é o preparo de soluções de água com açúcar com concentrações crescentes de açúcar. Para cada solução utiliza-se um corante diferente para ajudar na visualização das fases.

Colocam-se as soluções, uma a uma, cuidadosamente, em uma proveta (coluna de vidro) e obtêm-se um resultado como o da imagem a seguir:

Densidade

Nesta imagem, podemos observar, em ordem decrescente de densidade, o óleo de cozinha no topo, seguido da água pura, de 3 soluções de água/açúcar com concentrações e cores diferentes  e o mel, na base da coluna.

Leia mais em:
Substâncias Puras e Misturas
Concentração das Soluções

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda nesse ano.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.

Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *