Fala Gás Nobre, tudo bem? Preparado para mais um artigo aqui no nosso blog? Dessa vez, resolvi reservar alguns minutinhos para escrever um super resumão sobre o que vem ser a Energia Livre de Gibbs, e resolver um exercício sobre o tema. 

Então aperte os cintos, e bora reagir!

Josiah Willard Gibbs é o nosso personagem principal, pois foi ele quem determinou uma grandeza capaz de determinar a espontaneidade de uma reação, no ano de 1883. Gibbs era um cientista norte-americano, e os seus trabalhos teóricos tiveram contribuições na Matemática, Física e Química.

Antes de 1883, a ciência da época aceitava que a espontaneidade de uma reação seria determinada por dois fatores: pela variação da entalpia (ΔH) e pela variação de entropia (ΔS); era aceito que uma reação espontânea ocorreria sempre que uma reação indicasse que fosse um processo exotérmico (ΔH negativo, liberação de calor) ou quando o ΔS fosse positivo, indicando um aumento da desordem no sistema.

O que não se sabia, e Gibbs identificou, é que uma parcela da energia liberada em uma reação exotérmica, que dependia da temperatura e entropia, acabava sendo direcionada para reorganizar o sistema.

Com isso, observe que três fatores agora são os fatores necessários para que seja possível determinar a espontaneidade de uma reação, o que culminou na famosa equação:

ΔG = ΔH – Tk. ΔS

Dessa equação, alguns detalhes importantes:

  • Uma reação será considerada espontânea quando o ΔG for menor que zero;
  • A expressão descreve somente os processos que sejam simultaneamente isotérmicos (temperatura constante) e isobáricos (pressão constante);

Exercício Resolvido

(UECE – 2° Fase – 2°Dia – 2016/2) Josiah Willard Gibbs (1839 – 1903) foi um pesquisador norte-americano que contribuiu para a determinação da energia livre de um sistema termodinâmico por meio de uma lei que é associada ao seu nome. Em se tratando de energia livre e de entropia, analise as seguintes proposições:

I. A energia livre pode ser positiva ou negativa, mas nunca pode ser nula.

II. A energia livre é a totalidade de energia de um sistema termodinâmico e pode ser usada para a realização de trabalho útil.

III. Toda a reação exotérmica é espontânea.

IV. A variação de entropia de uma reação espontânea pode ser negativa.

V. Em certas reações químicas, a variação de entalpia coincide com a variação da energia interna.

É correto o que se afirma somente em:

a) I e II.

b) III e IV.

c) I, III e V.

d) II, IV e V.

Resolução:

[D] 

A afirmação de número I está errada, pois o valor da energia livre pode ser positivo (que indica um processo não espontâneo), negativo (que indica um processo espontâneo) ou igual a zero (que indica um processo em equilíbrio).

A afirmação de número III está errada, pois temos uma necessidade que a variação da entropia seja positiva (independentemente da temperatura), para que a expressão ΔG = ΔH – Tk. ΔS resulte em valor negativo.

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *