Fala, gás nobre, tudo certo? Vamos falar um pouco mais sobre o Sisu e as alternativas de ingresso no ensino superior.

O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), trata-se de mais uma forma de acesso de estudantes em instituições públicas de ensino superior.

As vagas, no entanto, são destinadas apenas àqueles candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – e, claro, somente nas universidades que utilizam a nota do ENEM como única etapa do seu vestibular.

O problema é que nem todo mundo consegue tirar uma nota alta o suficiente para ingressar na universidade pelo SiSU. E agora? Neste post, confira as possibilidades de acesso ao ensino superior para quem fez o ENEM, mas não passou no SiSU. Acompanhe!

Não passei no SiSU, agora?

Confira as alternativas que você tem à sua disposição para usar a nota do Enem para trilhar seu caminho no ensino superior, seja com bolsas ou por meio de financiamentos estudantis. São elas:

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) funciona por meio da concessão de bolsas integrais ou parciais (100% ou 50%) em instituições privadas de ensino superior.

Importante notar que o Prouni é voltado apenas para estudantes de baixa renda e que se encaixam em pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio inteiramente em escolas públicas ou em instituições particulares com bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino da educação básica.

Para tentar uma vaga pelo programa, o candidato deve comprovar renda bruta familiar mínima de até três salários mínimos por pessoa (a integralidade da bolsa vai depender da renda apresentada). Além disso, é claro, a seleção se dá também pela nota obtida no ENEM. Os requisitos são ter nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Fies

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) é uma iniciativa administrada pela Caixa Econômica Federal e, como o próprio nome sugere, tem como objetivo financiar a graduação de estudantes que tenham feito o ENEM em instituições de ensino privadas.

Vale ressaltar que não se trata de bolsas. Após a conclusão dos estudos, o candidato deve pagar os custos das mensalidades, com juros e dentro de um prazo definido. A boa notícia é que o Fies trabalha com uma tabela escalável de financiamento que varia de acordo com a renda de cada candidato.

Para ter acesso ao Fies, a instituição de ensino que o candidato deseja estudar deve estar cadastrada no programa e possuir boa avaliação no MEC.

Sisutec

Trata-se do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Técnica. Assim como os outros programas de acesso ao ensino superior que já citamos, o Sisutec é uma alternativa para quem deseja continuar os estudos após o ensino médio, porém com um diferencial importante: as vagas são destinadas apenas a cursos de educação profissional e tecnológicos, tanto em instituições de ensino públicas quanto privadas.

Para participar do Sisutec, o candidato deve ter concluído o ensino médio na rede pública ou em instituições privadas mediante bolsa integral. Além disso, é necessário não ter tirado zero na redação do ENEM.

Vestibular

Outra alternativa para quem não passou no SiSU são os próprios vestibulares das universidades. Cada instituição adota um método próprio, sendo que muitas aceitam a nota do ENEM para ingresso, seja de forma parcial, combinando com as provas tradicionais ou até mesmo de forma integral.

Outras bolsas

Alguns estados também oferecem bolsas para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior. Lugares como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás e Espírito Santo contam com programas financiadores. Cada iniciativa tem suas próprias regras e requisitos. Por isso, pesquise as alternativas no seu estado!

Gás Nobre, espero que este post tenha ajudado você a encontrar opções de ingresso ao ensino superior para quem fez o ENEM e não passou no SiSU. E se você quiser um auxílio no seu processo de estudo, venha estudar com a gente e realize seu sonho de cursar uma faculdade!

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender Química, Física e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.


Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.

Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *