A bioengenharia permitiu que um fígado humano fosse transplantado para ratos, vamos entender como isso foi possível, Gás Nobre? 

O que é bioengenharia? 

É a área da ciência que une a engenharia com conhecimentos da biologia e medicina para criar soluções que contribuam para a preservação da saúde dos seres humanos. E a gente sabe, principalmente neste momento que estamos vivendo, que toda alternativa científica que permita melhorar e preservar a saúde humana deve ser valorizada e analisada com atenção. 

Recentemente pesquisadores conseguiram reprogramar células de pele humana em laboratório e com elas produzir um fígado funcional em miniatura, que foi transplantado para ratos. 

Mas por que essa iniciativa é tão importante? 

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos nos últimos 10 anos em todo o nosso território foram transplantados 17.851. Ou seja, 17.851 vidas foram salvas. O fígado é um órgão essencial para sobrevivência, atua na produção de diversas enzimas e contribuiu para a metabolização de medicamentos e eliminação de substâncias tóxicas, como por exemplo o álcool.  

A falência desse órgão leva à morte, por isso se faz necessário que pensemos em soluções alternativas para que todos os pacientes  que precisam possam ter acesso a um novo órgão. E estas alternativas devem contribuir para que os procedimentos se tornem mais simples e baratos. O objetivo dos pesquisadores é que a longo prazo órgãos possam ser criados em laboratório para substituir os órgãos doados e também desenvolver maneiras de melhorar a atividade hepática de pacientes que estão aguardando o transplante. 

Das células da pele ao fígado humano 

Os cientistas, nesta primeira etapa do experimento, fizeram com que células da pele retornassem ao estado de células tronco pluripotentes. O segundo passo foi induzir o processo de diferenciação celular utilizando hormônios específicos e outras substâncias. E assim as células do fígado foram produzidas. 

O fígado é um órgão que após o nascimento leva aproximadamente dois anos para amadurecer. Os membros da equipe foram capazes de desenvolver um mini-fígado em algumas semanas. As células hepáticas humanas foram colocadas em um molde de fígado de rato (que foi produzido utilizando um fígado de rato que teve suas células hepáticas removidas). As células humanas deram origem ao tecido funcional do novo órgão, ao sistema vascular e os ductos biliares. 

O transplante do fígado humano para os ratos 

Os novos órgãos produzidos em laboratório foram transplantados para cinco ratos, quatro dias após o transplantes os animais foram sacrificados e os fígados extraídos para análise. 

Testes realizados mostraram que os fígados de laboratório produziram os ácidos que compõem a bile e uréia. A presença de proteínas do fígado foi detectada na corrente sanguínea dos ratos, outra evidência de que os órgãos estavam funcionais. 

Apesar destes resultados positivos ainda há desafios a serem superados pela equipe: o fluxo sanguíneo para o fígado transplantado precisa melhorar. Há evidência de que pouco sangue fluiu para a estrutura, a técnica de ligação entre os vasos sanguíneos do fígado e do animal precisa ser melhorada.

Mesmo com os desafios a serem superados os pesquisadores estão felizes com os resultados obtidos. O fato de que foi possível construir um novo órgão  funcional utilizando células da pele já é uma notícia animadora para a medicina.  

O artigo original pode ser acessado clicando aqui. 

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *