Fala, Gás Nobre, tudo certo? Hoje te darei algumas dicas de como estudar online e sozinho, fique ligado!

Devido à pandemia de Covid-19 e ao fato de que muitos alunos estão agora em distanciamento social, muitos estudantes estão escolhendo ou sendo obrigados a estudar online e sozinhos. Felizmente, essa maneira de estudar foi possibilitada pela internet, o que permite que as pessoas tenham acesso a diversas formas de estudo, tanto gratuitas quanto pagas.

Mas se a internet nos permite acessar uma enormidade de conteúdo e informações, também gera muitas distração, principalmente quando estamos estudando sozinhos e não temos um professor ou roteiro para nos guiar. Por isso, neste post listamos algumas dicas para você conseguir estudar online e sozinho e aproveitar ao máximo seu processo. Acompanhe!

Como estudar Online e Sozinho: Dicas matadoras

1. Gerencie suas dificuldades e emoções

Estudar para o Enem, para o vestibular ou para um concurso acaba gerando muitos momentos de dificuldade, e isso é normal. Você terá dificuldades com relação ao conteúdo, à resolução das questões etc. Se por um lado você está mais independente e livre, também está mais sozinho e, assim, a pressão será grande.

Então, quando pensar que está fazendo tudo errado, não desanime. Se as coisas não forem como você gostaria, não pense que está indo pelo caminho errado e que precisa necessariamente de um cursinho para estudar. Busque soluções para sua situação e se dê tempo e oportunidade para se adaptar. No fim, você conseguirá!

Além disso, se você precisar de uma ajuda extra, pode contar com algumas metodologias voltadas para isso, como nosso curso de Inteligência Emocional.

2. Alimente-se adequadamente

Sua alimentação precisa para ser balanceada para que você consiga dar o máximo de si para estudar. Assim, equilibre sua ingestão de alimentos. Por exemplo, estudar com o estômago muito cheio provavelmente dará sono.

Entretanto, tentar aprender algo com fome também não será produtivo. A melhor opção é fazer um lanche ou refeição leve antes dos estudos, e parar para se alimentar sempre que estiver com fome.

Contudo, é sempre bom ressaltar que, para organizar a sua alimentação, o mais indicado é procurar a ajuda de profissionais da área, como nutricionistas e nutrólogos.

3. Anote as dúvidas que surgirem

Quando ficar com alguma dúvida, não pare completamente seu fluxo de estudos: anote o que não entendeu e continue seu exercício ou leitura. Pode ser que a dúvida seja respondida mais adiante. Depois de acabar a leitura do conteúdo, se ainda tiver o questionamento, entre em contato com o professor ou tutor. Isso evitará que você interrompa seu estudo.

4. Desenvolva um cronograma de estudos

Como dissemos, estudar sozinho tem vários benefícios, como escolher seu próprio horário, Entretanto, exige que você tenha a capacidade de se organizar. Assim, se for estudar por conta própria, você precisa contemplar todo o conteúdo que precisa aprender.

Depois de fazer uma relação desse conteúdo, vai ficar mais fácil distribuí-lo em seu tempo livre, criando um cronograma. Para facilitar, você pode criar uma tabela com cada horário de estudo e o conteúdo respectivo, ajudando você a criar uma rotina. Assim, além de controlar a matéria estudada, você saberá quanto tempo ainda tem para aprofundar mais em determinado tema antes das provas.

Outro ponto interessante para seu usar ao montar uma tabela de horários é utilizar o método pomodoro, que já explicamos aqui no blog.

5. Estabeleça uma rotina

Quando fazemos as coisas em horários diferentes a cada dia, dificultamos a criação de um hábito, e isso pode prejudicar nossa produtividade nos estudos. Assim, é importante separar sempre alguns horários definidos para auxiliar seu cérebro a assimilar a rotina e preparar-se para as tarefas que vamos fazer. Por isso, estabeleça as horas que você vai dedicar aos estudos em cada dia da semana e veja isso como um compromisso que deve ser cumprido.

6. Tenha tempo de descanso

É claro que estudar bastante é importante para conseguir dar conta de todo o conteúdo que você precisa aprender. No entanto exagerar pode gerar o efeito contrário, bloqueando o aprendizado. Assim, dar uma pausa a de 5 a 10 minutos a cada hora de estudo é uma boa ideia. Levante-se, alongue-se, vá ao banheiro, beba um copo d’água ou simplesmente olhe pela janela. Só cuide para não se distrair e estender demais o tempo de descanso.

7. Desconecte-se

Outra medida que você pode adotar é se desconectar de qualquer mídia que não esteja relacionada ao seus estudos. Sabemos que a internet pode ser usada para o aprendizado, mas busque desligar celular, aplicativos, redes sociais, e-mail, telefone e tudo o mais que possa distrair em vez de ajudar.

8. Escolha um local confortável e adequado para estudar

Um lugar adequado auxilia a estimular sua mente e evita distrações, preguiça e procrastinação. Assim, procure estudar em uma mesa, onde você pode colocar seu computador, em vez de sentar no sofá ou na cama.

O entorno também deve estar adequado: desligue a TV e outros aparelhos que possam fazer barulho. Além disso, é importante que o local esteja bem arejado e iluminado para não cansar você antes do tempo.

Dica premium: use a plataforma do Ciência em Ação para turbinar seus estudos

Você pode planejar seus estudos online completamente sozinho e sem ajuda. Mas também há ferramentas que podem auxiliar seu processo, como a plataforma do Ciência em Ação. A ferramenta do Ciência em Ação possui o plano de estudos inteligente, que ajuda você a se organizar para o Enem e vestibulares com nossa metodologia exclusiva, e o novo dashboard de acompanhamento, onde você pode analisar como está a sua jornada de estudos em relação a outros alunos da plataforma.

Veja abaixo como organizar seus estudos com o Ciência em Ação:

Gás Nobre, espero que este post tenha ajudado você a se organizar para estudar online e sozinho. E se você quiser um auxílio no seu processo de estudo, venha estudar com a gente e realize seu sonho de cursar uma faculdade!

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender Química, Física e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.


Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.

Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *