Fala Gás Nobre, vamos ver alguns exercícios sobre a teoria cinética dos gases e o passo a passo de como resolvê-los para você ficar ninja e mandar bem no ENEM. Reage!

A teoria cinética dos gases foi sintetizada com o intuito de explicar as propriedades e o comportamento interno dos gases. Compreender essa teoria é algo fundamental para o entendimento da pressão que os gases exercem em outros corpos e em várias outras aplicações. Os principais postulados dessa Teoria Cinética dos Gases nos dizem que:

– Os gases são constituídos por um grande número de partículas que estão em movimento contínuo e aleatório, o que justifica a facilidade com que os gases escapam dos recipientes.

– O volume das partículas do gás é sempre desprezível (pequeno número de partículas em grandes volumes).

– A pressão exercida por um gás é resultado das colisões das partículas do gás com as paredes do recipiente que o contém. As partículas efetuam choques elásticos, ou seja, não perdem energia nas colisões.

– A temperatura absoluta do gás é diretamente proporcional à energia cinética média de suas moléculas. Ecinética média = K.T

– Não existem forças de atração ou repulsão entre partículas de um gás ideal. As forças intermoleculares são desprezíveis devido ao distanciamento entre as partículas no estado gasoso. O comportamento de um gás real se aproxima ao de um gás ideal quando a pressão diminui e a temperatura aumenta. Quanto mais fracas as forças intermoleculares do gás real, mais este se aproxima do comportando de um gás ideal.

Estes postulados se baseiam nas leis de Boyle, Charles e Gay-Lussac, que determinam as transformações isotérmica (temperatura constante), isobárica (pressão constante) e isovolumétrica (volume constante), respectivamente.

Lei de Boyle (Temperatura constante)

Pinicial x Vinicial = Pfinal x Vfinal

Lei de Charles (Pressão constante)

Vinicial/Tinicial = Vfinal/Tfinal

Lei de Gay-Lussac (Volume constante)

Pinicial/Tinicial = Pfinal/Tfinal

Aqui no blog eu fiz uma postagem abordando cada uma dessas leis e fiz um vídeo bem bacana revisando esse assunto juntamente com os professores Ivys Urquiza (do Canal Física Total) e Rafael Procópio (Matemática Rio).  

Leia mais em:
Estudo dos Gases
Teoria Cinética Molecular e o Estudo dos Gases

E no caso da pressão, volume e temperatura serem variáveis, fazemos uso da equação geral dos gases: 

PV = nRT

Onde,

P = Pressão (atm)
V = Volume (L)
n = número de mols (mol)
T = Temperatura (K)
R = Constante universal dos gases ideias 

R = 0,082 atm.L/K.mol

Agora que fizemos uma breve introdução sobre este assunto, vamos treinar resolvendo alguns exercícios envolvendo a Teoria Cinética dos Gases. Bora reagir!

01 – (UFJF) Um balão de borracha, do tipo usado em festas de aniversário, foi enchido com um determinado volume de gás, à temperatura de 25ºC sob pressão constante. Se este balão for colocado por algumas horas numa geladeira, pode-se afirmar que:

a) Se a temperatura cair pela metade, o volume diminui na mesma proporção.
b) Ocorre uma transformação isocórica.
c) A densidade do gás diminui.
d) Ocorre uma transformação isotérmica.
e) O volume do balão aumenta. 

Resolução:

Gás Nobre, neste exercício é importante observamos que o balão está sob pressão ambiente e esta permanece constante, ou seja, temos apenas variação de temperatura (resfriamento pela geladeira) e de volume. Como o volume e a temperatura são diretamente proporcionais, se temos uma diminuição da temperatura, temos uma diminuição do volume. Desta forma:

R: a) Se a temperatura cair pela metade, o volume diminui na mesma proporção.

02 – (UEPG) Certa massa de gás ocupa um volume de 1m³ a 323ºC, exercendo uma pressão de 1atm no recipiente que a contém. Reduzindo-se a temperatura para 25ºC e o volume ocupado pelo gás para 25 litros, qual será a pressão no sistema, em atm?

Resolução:

Primeiramente temos que converter as unidades para as unidades padrão, ou seja, o volume em m³ para litros e a temperatura em ºC para graus Kelvin (K).

1m³ = 1000 litros
323ºC = (273 + 323)K = 596K 

Sabemos que o número de mols não sofre alteração, então aplicamos os novos valores de volume e temperatura (25ºC = 298K) e encontramos o valor da pressão usando o macete Pi.Vi/Ti = Po.Vo/To

Pi.Vi/Ti = Po.Vo/To(1 atm . 1000 litros) / 596K = (Po . 25 litros) / 298K
1,68 = 25Po / 298
25Po = 500
Po = 500/25
Po = 20atm

R: 20 atm.

03 – (UEM) Um balão cheio de gás propano ocupa um volume de 600L a 27ºC. Ao ser resfriado a 7ºC, o balão sofre uma contração. Qual o volume dessa contração, em litros? (Considere que o gás não se liquefaz sob resfriamento de 7ºC).

Resolução:

Gás Nobre, neste exercício temos apenas o volume e a temperatura variando. É importante saber que em exercícios que não citam uma das três variáveis (pressão, temperatura e volume) automaticamente a consideramos como constante e fazemos os cálculos baseados apenas na variação das 2 outras.

Pela Lei de Charles, temos que:

Vinicial/Tinicial = Vfinal/Tfinal

Lembrando que devemos usar a temperatura em Kelvin (K) (27ºC = 300K, 7ºC = 280K):

600L / 300K = Vfinal / 280K
Vfinal = 280 . 20
Vfinal = 560L 

Logo, a contração é dada pela diferença entre o volume inicial e o final:

V = Vinicial – Vfinal
V = 600L – 560L
V = 40L 

R: 40L

04 – (UFC) Um recipiente de 4,0 litros contém um gás ideal, a uma pressão de 2,0 atm. Qual o valor da pressão que esse gás exercerá quando o volume do recipiente for reduzido para 0,5 litros, à temperatura constante?

a) P = 4,0 atm.
b) P = 0,25 atm.
c) P = 1,0 atm.
d) P = 16,0 atm.
e) P = 2,0 atm. 

Resolução:

Como se trata de uma transformação isotérmica (temperatura constante), vamos utilizar a Lei de Boyle para realizar os cálculos deste exercício.

De acordo com a Lei de Boyle:

Pinicial x Vinicial = Pfinal x Vfinal

Substituindo os valores, temos:

4,0L x 2,0 atm = Pfinal x 0,5 litros
Pfinal = 8 / 0,5
Pfinal = 16,0 atm. 

R: d) P = 16,0 atm.

05 – (UERJ) A bola utilizada em uma partida de futebol é uma esfera de diâmetro interno igual a 20cm. Quando cheia, a bola apresenta, em seu interior, ar sob pressão de 1,0 atm e temperatura de 27ºC. Considere π = 3, R = 0,080 atm.L.mol-1.k-1 e, para o ar, comportamento de gás ideal e massa molar igual a 30g.mol-1. No interior da bola cheia, a massa de ar, em gramas, corresponde a:

a) 2,5
b) 5,0
c) 7,5
d) 10,0 

Resolução:

Temos os valores de pressão e temperatura, mas precisamos determinar o volume, que é o volume interno da bola de futebol.

Vesfera = 4/3 . π . r³

Lembrando que o exercício nos fornece o diâmetro da bola e que o diâmetro é 2x o valor do raio, ou seja, r = 10cm.

Gás Nobre, substituindo na fórmula pelos valores fornecidos pelo exercício, podemos encontrar o volume interno:

Vesfera = 4/3 . 3 . 10³
Vesfera = 4/3 . 3 . 1000
Vesfera = 4000cm³ 

Como cm³ = mL, logo, Vesfera = 4000mL = 4L

Substituindo os valores na equação geral dos gases, temos:

PV = nRT
1atm . 4L = n . 0,080atm.L/mol.K . 300K
n = 4 / 24
n = 0,167 mols 

Com o valor do número de mols podemos encontrar a massa pela relação:

n = m /MM
m = n . MM
m = 0,167mols . 30g/mol
m = 5,0g 

R: b) 5,0

E ai Gás Nobre, preparado para mandar bem em Teoria Cinética dos Gases no ENEM?

Não esqueça de acompanhar nossas redes sociais e Canal no Youtube pra ficar sempre por dentro e ter conteúdos exclusivos que vão te ajudar a ir super bem no ENEM e demais vestibulares. Reage!

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciências da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda em 2020.

Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.
Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciências da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga o meu Instagramse inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *