Olá, meu nome é Gabriel Motta, graduando em Engenharia Química e autor do projeto “Desenvolvimento de um software para medição da concentração de NOx na combustão do Gás Natural”, eu sei é um título extenso mas vale a pena conferir. Nesse post reforçarei como as bases do ensino médio e o estudo para vestibulares são importantes para o desenvolvimento de pesquisas incríveis durante o ensino superior.

Leia mais em: 10 Carreiras para quem gosta de Química

Atualmente os combustíveis fósseis, principalmente o Gás Natural, são uma das fontes de energia mais utilizadas na indústria, os quais sabemos que produzem muitos poluentes lançados na atmosfera. Um poluente pouco comentado, mas de suma importância é o grupo dos Óxidos Nitrosos NOx formado por (NO+NO2), a pergunta que fica é: Qual o impacto deles na natureza?

Leia mais em:
Combustíveis no ENEM
Química Ambiental no ENEM

Dêem uma olhada na seguintes reações:

Mecanismo de Zeldovich na combustão:

N2 + O2  →  2 NO                           (1)

Reações na atmosfera:

NO + O3 -> NO2 + O2                   (2)    
2 NO2 + H2O -> HNO3 + HNO2      (3)

Na reação (2) o NO reage com o ozônio da atmosfera formando mais NO2, ou seja o ozônio é consumido destruindo a camada. Na reação (3) o NO2 reage com a água da atmosfera formando Ácido Nítrico, principal causador de chuvas ácidas.

Leia mais em:
Chuva Ácida
Chuva Ácida: Uma explicação Química
Efeito Estufa e Chuva Ácida

Nesse ponto vocês podem questionar: Qual a relevância de ser criado um software, sendo que podemos quantificar por outros métodos? A resposta é simples: “GRANA”. Métodos para quantificar a concentração de NOx são extremamente caros, por exemplo uma máquina chamada analisador de quimioluminiscência. Por que é tão difícil realizar essa medição? Os Óxidos Nitrosos estão no estado gasoso e possuem rápidas mudanças nas concentrações durante o processo de  combustão, logo faz-se muito vantajoso conseguir medir essas concentrações somente com um modelo teórico com base na Química, na Matemática e com uma ajuda da programação.

Durante todo o processo de desenvolvimento foram utilizados muitos conceitos de Ensino Superior como: Temperatura de Chama Adiabática, Equações Diferenciais Ordinárias entre outros que talvez nesse momento o leitor assuste-se, mas calma, o principal foram as bases, eu diria que a matéria estudada no ensino médio e para vestibulares claramente foi pilar de tudo (bem mais de 50% do projeto), foram usados tópicos de Estequiometria, Volume molar, escala de temperatura, Cinética Química e combustão (nem preciso dizer que essa é a principal). Uma boa preparação vai ajudar, e muito, o futuro de quem pretende cursar o Ensino Superior ou realizar um projeto de pesquisa.

Beleza Gás Nobre? Este texto foi produzido pelo Gabriel Motta, ex-aluno Ciência em Ação que conseguiu sua tão sonhada aprovação em Engenharia Química e vem agora nos contar um pouquinho sobre a pesquisa que ele realiza e a importância que as matérias que ele viu enquanto se preparava para o Vestibular aqui no Ciência em Ação exercem sobre o desenvolvimento e andamento do seu projeto de pesquisa.

E aí Gás Nobre, é ex-aluno do Ciência em Ação e gostaria de compartilhar a pesquisa que você realiza no seu curso de Ensino Superior? Então não deixe de nos seguir em nossas redes sociais e entrar em contato conosco. Reage!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *