O Metano é um
alcano muito importante!
É um gás inodoro e incolor, altamente inflamável, pouco solúvel em água, sendo um dos principais compostos que potencializa o
efeito estufa no mundo. Além de acelerar o processo do efeito estufa, se inalado ele pode causar diversas alterações no ser humano, como desmaios, parada cardíaca, asfixia, dentre outros.
Origem do Gás Metano
O metano é um gás proveniente de diversas fontes, sendo que as principais são:
- Erupções vulcânicas
- Decomposição de matéria orgânica
- Digestão de alguns animais herbívoros
- Metabolismo de algumas bactérias
- Extração de combustíveis minerais
Ocorre na natureza a partir da decomposição, na ausência de ar, de material orgânico, tanto de origem animal quanto de origem vegetal. É um dos principais constituintes do chamado gás natural, encontrado em jazidas de petróleo ou em bolsões, mesmo em regiões não-petrolíferas. O metano também é encontrado em jazidas de carvão nos interstícios e nos pântanos.
O Gás Metano e o Efeito Estufa
Um dos maiores problemas ecológicos atribuídos ao metano é que ele é um gás muito poluente que aumenta o efeito estufa no planeta, pois altera a temperatura e o clima do planeta, colaborando assim com o aquecimento global.
Gás Metano e o Bovinos
O processo de digestão de diversos animais herbívoros e ruminantes libera o metano na atmosfera, por exemplo, os bovinos (bois e vacas). Por isso, grandes criações de bovinos tem sido um dos problemas apontados para o aumento do efeito estufa no mundo.
Combustão do Metano
O metano é um gás com alto teor de combustão em contato com o ar. Formado por um radical metila (CH
3) ele torna-se altamente inflamável quando entra em contato com o oxigênio (O). Confira abaixo a equação química que esse processo ocorre:
CH
4 + O
2 → CO + H
2 + H
2O
Metano: Alternativas Sustentáveis
Uma alternativa sustentável de utilização do metano é a produção de
biogás, um biocombustível renovável proveniente da queima da
biomassa (lixo e materiais orgânicos). Assim, o
chorume, um líquido escuro e viscoso, produzido pela composição de matéria orgânica libera metano, o principal componente do biogás.
Artigo extraído e adaptado do site
toda matéria.