Dos milhares de compostos orgânicos existentes, alguns possuem propriedades semelhantes, enquanto que outros são muito diferentes. Mas quais são essas propriedades? As que nos interessam que são o
ponto de fusão,
ponto de ebulição e
solubilidade.
O estado físico dos compostos orgânicos nas condições ambientes, por exemplo, é explicado pelos valores de ponto de ebulição e fusão de cada composto. Já a solubilidade de um determinado solvente é explicado pela
polaridade das moléculas. Tais fatores estão diretamente relacionados com as
forças intermoleculares ou
força de Van der Waals.
Forças intermoleculares e as propriedades físicas
Com base na análise do tipo de força intermolecular é possível fazer previsões e comparações de
pontos de ebulição e
fusão de compostos orgânicos. Veja:
– Forças intermoleculares fortes, pontos de ebulição e fusão altos
– Forças intermoleculares fracas, pontos de ebulição e fusão baixos
Massa molar e as propriedades físicas
A massa molar também é outro fator que influencia nos PF e PE. Quanto maior for a massa molar de uma substância, maior são os PE e PF. Mas, lembre-se que isso será analisado quando as moléculas possuírem o mesmo tipo de interação. Veja:
Solubilidade em água
As forças intermoleculares existentes entre os compostos são o principal fator a ser analisado quando queremos saber sobre a solubilidade. No geral, temos que substâncias polares dissolvem em solventes polares, bem como, substâncias apolares dissolvem em solventes apolares. Logo, temos a seguinte regra geral que você não pode se esquecer:
“Semelhante dissolve semelhante”
O tamanho da cadeia carbônica também é um fator muito importante na previsão de solubilidade de compostos orgânicos em solventes polares como a água.
Compostos orgânicos que possuem grupos polares e cadeias carbônicas pequenas são solúveis em água, mas a medida que a cadeia carbônica aumenta a solubilidade diminui, isso pois torna-se mais parecido com um hidrocarboneto em relação a polaridade (que é apolar).