Dos milhares de compostos orgânicos existentes, alguns possuem propriedades semelhantes, enquanto que outros são muito diferentes. Mas quais são essas propriedades? As que nos interessam que são o ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade.

O estado físico dos compostos orgânicos nas condições ambientes, por exemplo, é explicado pelos valores de ponto de ebulição e fusão de cada composto. Já a solubilidade de um determinado solvente é explicado pela polaridade das moléculas.  Tais fatores estão diretamente relacionados com as forças intermoleculares ou força de Van der Waals.

Forças intermoleculares e as propriedades físicas

Com base na análise do tipo de força intermolecular é possível fazer previsões e comparações de pontos de ebulição e fusão de compostos orgânicos. Veja:

– Forças intermoleculares fortes, pontos de ebulição e fusão altos

– Forças intermoleculares fracas, pontos de ebulição e fusão baixos

Massa molar e as propriedades físicas

A massa molar também é outro fator que influencia nos PF e PE. Quanto maior for a massa molar de uma substância, maior são os PE e PF. Mas, lembre-se que isso será analisado quando as moléculas possuírem o mesmo tipo de interação. Veja:

Solubilidade em água

As forças intermoleculares existentes entre os compostos são o principal fator a ser analisado quando queremos saber sobre a solubilidade. No geral, temos que substâncias polares dissolvem em solventes polares, bem como, substâncias apolares dissolvem em solventes apolares. Logo, temos a seguinte regra geral que você não pode se esquecer:

“Semelhante dissolve semelhante”

O tamanho da cadeia carbônica também é um fator muito importante na previsão de solubilidade de compostos orgânicos em solventes polares como a água.

Compostos orgânicos que possuem grupos polares e cadeias carbônicas pequenas são solúveis em água, mas a medida que a cadeia carbônica aumenta a solubilidade diminui, isso pois torna-se mais parecido com um hidrocarboneto em relação a polaridade (que é apolar).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of